Musical sobre os 150 anos de Amarante vai estrear em Teresina

Teresina no Teatro 04 de setembro, domingo (31) às 18h horas

Musical conta a história dos 150 anos de Amarante | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Se prepare para se encantar!”, anuncia o coro do musical que homenageia 150 anos da cidade de Amarante e estreia na quinta (28), às 17h , sob direção do multiartista Negro Val, no Museu das Origens (Secretaria Municipal de Cultura de Amarante). O espetáculo é realizado pela Casarão Cultural, tem patrocínio do SIEC-PI (Sistema Estadual de Incentivo à Cultura do Piauí) com apoio da Prefeitura de Amarante e terá sua estreia em Teresina no Teatro 04 de setembro, domingo (31) às 18h  horas. 

Após meses de oficinas de canto, teatro e dança ofertadas para estudantes de Amarante, o elenco escolhido está preparado para cantar 150 motivos que celebram a diversidade cultural da história amarantina.

Musical conta a história de Amarante 

Povos indígenas, africanos/quilombolas e lusitanos figuram no repertório contagiante que passeia pelas tradições amarantinas como pagode do mimbó, cavalo piancó, danças portuguesas escolas de samba... mescladas com piseiro, cultura hip-hop e outras novidades que são pura emoção. Jonas Teclas, Karranca e Lázaro Rogério estão a frente  da parte musical do projeto, que retoma clássicos da cultura piauiense ao passo que apresenta composições autorais feitas especialmente  pelo coreógrafo e diretor Negro Val. 

Ele explica que o objetivo do Musical é enaltecer as riquezas culturais amarantinas que perpassam os quilombos, a relação com os rios (Canindé, Mulato, Parnaíba), os blocos carnavalescos, escolas de samba, danças tradicionais, poesia e musicalidade típicas da região. 

Musical conta a história de Amarante 

A resistência das mulheres amarantinas é valorizada tanto no enredo como através da presença de personalidades emblemáticas, dentre as quais a festejada artista amarantina Nêga Ana, que assina os adereços, figurinos e cenários do espetáculo. Sibita e Idelzuita Paixão também são homenageadas junto a episódios emblemáticos e divertidos típicos de Amarante.

“Buscamos contar a história de Amarante através de aspectos históricos culturais que elevem a  autoestima dos habitantes e façam o Piauí conhecer um pouco mais desta cidade incrível por meio da arte”, declara Negro Val, acresentando que após a estreia o espetáculo vai circular por várias comunidades do município. 

Estudantes engajados em prol da cultura amarantina

É nítido o entusiasmo da juventude em apresentar a história da sua cidade artisticamente. Júlia Caroline Félix Gramosa Santos, 16 anos, estudante do CETI- Polivalente, frisa que este é um momento singular na sua trajetória.

 “Desde pequena sou apaixonada pela dança porém sempre tive algumas dificuldades para ir além. Quando fui chamada para fazer parte desse projeto vi que seria uma oportunidade incrível! Aprendi bastante e é uma experiência que certamente levarei para vida. Nada melhor que contar sobre a história de Amarante-PI desde o começo de tudo, relembrando acontecimentos históricos entre outros”, explica a jovem artista que interpretará Idelzuita Paixão. 

Carleyllson Rodrigues da Silva Barros vibra na mesma sintonia: “O musical está sendo pra mim uma experiência super inovadora e incrível e por meio dele estamos contando a cultura e ao mesmo tempo a história de nossa grande cidade”, destaca o jovem de 17 anos, estudante do CETI-Polivalente.

Musical conta a história de Amarante 

Para Amanda Cristina, 18 anos, estudante da Unidade Escolar Polivalente, esta é uma oportunidade importante para desenvolver seus talentos. “Minha experiência na criação deste musical está sendo tão linda, algo tão valioso, eu sou muito grata por tudo que aprendi com os professores desse projeto, e espero crescer dentro desse musical e junto com todo o elenco mostrar que somos capazes”, celebra a jovem artista.

Também estudante do Polivalente, Muryllo Lopes, está bastante animado com a chance de disseminar a cultura amarantina pelo estado. “Estou bastante ansioso por nossas apresentações, principalmente as que são fora da nossa cidade, podendo assim levar a nossa cultura para que outras pessoas possam conhecer”, enfatiza um dos intérpretes do espetáculo. 

Serviço:

Estreia do musical em: *Amarante: Gratuíta, 28 de outubro de 2021, às 17:00 horas, na Secretaria Municipal de Cultura

* Teresina: Gratuita, 31/10/2021,  às 18:00 horas, Teatro 04 de setembro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES