França mantém proibição a esportes coletivos

E primeiro-ministro diz: “Temporada 2019/20 não poderá ser retomada”

| AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de Bélgica e Holanda decidirem interromper seus campeonatos prematuramente, o Campeonato Francês deve ser a primeira grande liga da Europa a tomar a mesma medida drástica. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, afirmou que os esportes coletivos seguirão proibidos no país e cravou não haverá possibilidade de conclusão das competições iniciadas no ano passado. Informações do site GloboEsportes.com

- A temporada 2019/20 dos esportes profissionais, especialmente o futebol, não poderá ser retomada - resumiu.

Desta forma, a Federação Francesa e a Liga de Futebol Profissional (LFP) do país ficariam sem opções para concluir os jogos restantes do calendário em tempo hábil e seriam forçadas a interromper as competições, uma vez que a Uefa pretendia que a temporada fosse encerrada até o fim de agosto, para não prejudicar o calendário de 2020/21. Entretanto, federação e liga ainda não se manifestaram para oficializar o cenário.

Haveria apenas uma alternativa para que a liga não fosse encerrada prematuramente: a retomada dos jogos no fim de agosto ou início de setembro, adiando o início da temporada 2020/21. Esse cenário, entretanto, entraria em conflito com um possível calendário europeu a ser determinado pela Uefa.

A decisão do governo ainda poderia afetar o início da próxima temporada, com a realização de jogos sem público nas primeiras rodadas. E também poderia impedir que o PSG realizasse partidas da Liga dos Campeões no país - o time está classificado para as quartas de final. Pouco antes da entrevista do primeiro-ministro, a rádio "RMC" publicou em seu que o restante da Ligue 1 e suas divisões inferiores seria cancelado, restando as decisões acerca de campeões, classificações para torneios europeus e rebaixamento/acesso.

O Campeonato Francês foi suspenso ao fim da 28ª rodada, na primeira semana de março, tendo o PSG como líder com 68 pontos, 12 a mais que o Olympique de Marselha. O Rennes, terceiro colocado, completava a zona de classificação para a Champions, e o Lille, quarto, ficaria com a única vaga da Liga Europa. O Nimes, 18º, disputaria um playoff para não ser rebaixado, enquanto Amiens e Toulouse cairiam direto para a segunda divisão.

A Uefa modificou sua postura quanto ao possível encerramento prematuro das ligas nacionais na última semana, diante da força que a pandemia do novo coronavírus ainda apresente em alguns países europeus. Inicialmente, a confederação afirmou que não permitiria que os torneios fossem finalizados sem a realização dos jogos restantes e chegou a ameaçar países que tomasse tal decisão com a exclusão de competições continentais.

Mas após uma semana de reuniões com as federações, representantes dos clubes e do sindicato de jogadores, a Uefa mudou o tom e indicou que questões econômicas ou de saúde pública poderiam levar à interrupção ou mudança no formato das ligas. Foram duas as "razões legítimas" indicadas pela confederação como aceitáveis para tal cenário.

Existência de uma ordem oficial que proíba eventos esportivos e impeça que as competições domésticas possam ser concluídas antes de uma data que permita encerrar a temporada atual em tempo hábil antes do início da próxima;

Problemas econômicos intransponíveis que impossibilitem o término da temporada, pois colocariam em risco a estabilidade financeira de longo prazo da competição e/ou dos clubes nacionais.

Ao falar dos esportes, o primeiro-ministro francês indicou que estará permitida a prática de esportes individuais em lugares não-cobertos em dias ensolarados. Qualquer esporte em equipe ou de contato seguem vetados, assim como atividades em locais fechados. Praias ficarão fechadas até o dia 1º de junho, e grandes eventos - com mais de 5 mil pessoas - só poderão ser realizados a partir de setembro, precisando de autorização do governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES