Cantor Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

Ale passa a ocupar a Cadeira 20 da Academia. Gil, sucede Murilo Melo Filho, advogado, escritor e um dos grandes jornalistas brasileiros

Gilberto Gil é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gilberto Gil é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O cantor, compositor instrumentista e também ex-Ministro da Cultura tomou posse na noite de sexta, 08 de abril. 

Agora, ele passa a ocupar a Cadeira 20 da Academia. Gil, sucede Murilo Melo Filho, advogado, escritor e um dos grandes jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX, falecido no dia 27 de maio de 2020.

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras - Divulgação

Laços na Academia

Gilberto Gil foi eleito com 21 votos. A eleição aconteceu no dia 11 de novembro de 2021, Gilberto Gil estreita os laços da Academia com a música e a cultura popular brasileira. Gil foi um dos criadores do Movimento Tropicalista nos anos 60 e é autor de músicas consagradas como “Procissão”, “Domingo no Parque” e “Aquele Abraço”.

“Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou, essa tem uma dimensão especial. Não só porque a ABL é a casa de Machado de Assis, escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL representa a instância maior, que legitima e consagra, de forma perene, a atividade de um escritor ou criador de cultura em nosso país", declarou Gil.

Toda a cerimônia de posse do novo Acadêmico, Gilberto Gil, pode ser revista através do canal da Academia Brasileira de Letras no youTube. Confira abaixo toda cerimônia e discurso de posse.

Sobre Gil: o Novo Acadêmico

Desde cedo, Gil mostrou interesse por música e com 9 anos estudava música na Academia Regina. Seu instrumento preferido era o acordeão, mas aprendia também a tocar violão.

 Foi no final de 1963 que Gilberto Gil conheceu Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Tom Zé, com quem iniciou mais tarde o movimento artístico chamado “Tropicalismo”.

Gil, com Bethânia, Caetano e Gal Costa - reprodução internet

Ditadura militar

O Movimento Tropicalista foi considerado subversivo pela ditadura militar e Gilberto Gil foi preso, junto com Caetano Veloso. Em 1969 Gil se exilou na Inglaterra e lançou o disco “Gilberto Gil”, com a música “Aquele Abraço”, última música que Gil gravou no Brasil, um dia antes de partir para a Europa. Aquele Abraço foi o seu maior sucesso popular e tornou-se um samba de despedida.

No início de 1972, Gilberto Gil voltou definitivamente ao Brasil. Além de ser um dos nomes mais importantes da música brasileira, Gil também atuou na política. Foi vereador pelo Partido Verde e de 2003 a 2008, assumiu o Ministério da Cultura, durante o governo Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES