Argentina vence a França após jogaço e é tricampeã da Copa do Mundo

Depois de 36 anos, a Argentina volta a conquistar a Copa do Mundo e conquista o tricampeonato

messi | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a genialidade de Lionel Messi, a Argentina venceu a França por 4 a 2 nos pênaltis neste domingo (18), após na final da Copa do Mundo Qatar 2022, e se tornou tricampeã mundial

Argentina vence a França após jogaço e é tricampeã da Copa do Mundo

O jejum de 36 anos foi encerrado. A Albiceleste foi campeã também em 1978 e 1986. No tempo normal, os times empataram por 2 a 2. Na prorrogação, o placar terminou 3 a 3.

Argentina vence a França após jogaço e é tricampeã da Copa do Mundo

Depois de um jogo emocionante em mais de 120 minutos, a disputa de pênaltis não poderia ser diferente. Os craques Mbappé e Messi convertem as suas cobranças,  Emi Martínez volta a brilhar nessa Copa do Mundo, salva o chute de Coman, vê Dybala converter e Tchouaméni finalizar para fora. Paredes e Kolo Muani marcam as suas penalidades e, na quarta batida da Argentina, Montiel desloca Lloris para dar o tricampeonato para a Albiceleste!

A coroação de Messi

Se a torcida argentina cantou que voltou a sonhar foi por causa de Lionel Messi. O craque fez um Mundial dos sonhos e aos 35 anos acabou coroado com o título que faltava em sua carreira. Sorte da Copa do Mundo ter Messi entre seus vencedores. 

Argentina vence a França após jogaço e é tricampeã da Copa do Mundo - Foto: Reuters 

Na final, ele ditou o ritmo de jogo e foi decisivo. Converteu o pênalti sofrido por Di María logo no início deslocando o goleiro Lloris. Depois, deu toque de classe de primeira para possibilitar o contra-ataque que terminou no gol de Di María. 

Quando tudo já parecia perdido para a França, foi Mbappé que recolocou os franceses no jogo. Converteu pênalti sofrido por Kolo Muani em puxão de Otamendi e, depois, tabelou com Thuram e bateu de primeira para vencer Emiliano Martínez. Tudo isso em dois minutos e faltando dez para o fim do jogo. 

Depois de Mbappé aparecer, empatar e levar o jogo para a prorrogação, Messi de novo brilhou. Lautaro Martínez bateu, Lloris defendeu e o camisa 10 apareceu dentro da pequena área para empurrar para as redes. Koundé tentou tirar, mas a bola já tinha cruzado a linha de gol. 

Argentina vence a França após jogaço e é tricampeã da Copa do Mundo

Só que Mbappé teimava em ofuscar o título de Messi. Nos minutos finais, ele bateu e Montiel interceptou com o braço. O astro francês converteu seu segundo pênalti e deixou tudo igual. Nos pênaltis, deu Argentina por 4 a 2. 

A prorrogação teve diversas chances claras para ambos os lados. Os principais erros de finalização foram de Lautaro Martínez e Muani. Muani, nos acréscimos da segunda metade do tempo extra, errou cabeceio na pequena área e, no último lance, saiu cara a cara com Martínez e parou no goleiro.

Messi ganhou o prêmio de melhor em campo quatro vezes na campanha que levou a Argentina até a final: na partida contra o México, decisiva para a classificação na fase de grupos, e em todos os jogos do mata-mata até a decisão. 

Disputa tática 

A França viu a Argentina dominar de forma absoluta a partida durante todo o primeiro tempo e Didier Deschamp fez duas alterações ainda na primeira etapa. O técnico francês tirou o autor do pênalti, Dembélé, e o centroavante Giroud para as entradas de Kolo Muani e Marcus Thuram; os dois participariam dos gols de Mbappé mais tarde.

Na prorrogação, as orientações táticas ficaram para trás e os espaços se abriram por causa do cansaço dos times. Desorganizadas, as seleções cederam chances claríssimas e o placar poderia ter sido até mais dilatado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES