Prefeitos e secretários do Piauí vão disputar Supercopa de Futebol Amador

As partidas do torneio estão previstas para serem disputadas no mês de maio

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) promoveu nesta quarta-feira (15) a cerimônia de lançamento da 1ª Supercopa APPM de Futebol Amador 2023, torneio esportivo de cidades piauienses. O evento aconteceu na sede da instituição municipalista, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina.

Divididas em três fases, as partidas do torneio estão previstas para serem disputadas no mês de maio e pretendem fomentar a base esportiva no estado. Durante a solenidade, o presidente da APPM, Toninho Caridade, contou que o objetivo é colocar em prática a integração de cidades piauienses e contribuir para o fortalecimento e incentivo do futebol amador e profissional.

“O nosso intuito é destacar o futebol amador que pode nos revelar talentos esportivos profissionais. Criamos uma competição de extrema importância que envolve praticamente todos os municípios piauienses em um único esporte: o futebol”, falou.

Prefeitos e secretários do Piauí vão disputar Supercopa de Futebol Amador (Foto: Divulgação)

Após o lançamento oficial, o trabalho agora consiste em elaborar propostas de patrocínio esportivo para assegurar a publicidade das equipes e atletas que vão participar do torneio. “Vamos buscar o apoio da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí e também a ajuda das iniciativas público-privadas que são importantes para a divulgação da competição. Queremos fortalecer o futebol amador”, contou Toninho Caridade.

Toninho Caridade (Foto: Divulgação)O secretário municipal de esportes da cidade de Uruçuí, João Luiz da Silva, participou da cerimônia de lançamento da Supercopa e elogiou a iniciativa da APPM, que fornece oportunidade de integração e valorização do esporte para todos os municípios. “Todos querem mostrar que o futebol do Piauí tem seus talentos. É uma ótima iniciativa, vamos abraçar e provar que nós temos um bom futebol”, disse o secretário.

O campeonato 

A Supercopa APPM de Futebol Amador vai abranger os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, cada um formado, em média, por 10 municípios, e mais 16 cidades com população superior a 26 mil habitantes, que vão concorrer entre si.

O torneio vai ser dividido em três fases. Cada etapa selecionará um campeão e um vice que avançará na disputa, até a final que está marcada para acontecer em Teresina. Algumas cidades do Piauí já têm seus próprios campeonatos regionais.

- Primeira fase: entre atletas dos territórios

- Segunda fase: território contra território e cidade contra cidade; 

- Terceira fase: em Teresina, disputa entre campeões por sorteio. 

Segundo o coordenador da Supercopa da APPM, Manelão, os demais municípios terão que formatar a disputa nos moldes daqueles que já acontecem para poderem participar. Para auxiliar no processo, a APPM fará visitas aos prefeitos e secretários municipais de Esporte. Assim, na prática, a ideia da Supercopa também se coloca como uma forma de estruturar a prática do futebol amador em mais cidades. 

“Através dessa iniciativa do presidente Toninho o futebol amador ganha mais força, e para participar do campeonato o município tem que ser filiado à APPM. Após o lançamento de hoje, tem cidade que já pode começar a se articular, mas terão que terminar até agosto. Nos 12 territórios, cada um com um campeão e um vice e mais 16 cidades, que tem mais de 26 mil habitantes, já vão iniciar o campeonato para sair um campeão e um vice”, destacou. 

A premiação ainda será anunciada pela organização do evento. Após o lançamento desta manhã, cada território já pode dar início aos jogos e terá até o mês de agosto desse ano para a conclusão. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES