Van Gaal contra Scaloni: Holanda x Argentina tem duelo entre treinadores

Os dois são chegam sob retrospecto extremamente favorável para o jogo decisivo. Sob o comando de Van Gaal, a Holanda está invicta há 19 partidas.

técnicos | Montagem por ge
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um duelo de gerações marca o Holanda x Argentina de sexta-feira, às 16h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo. Do lado holandês, estará Louis Van Gaal, 71 anos, o treinador mais velho do Mundial; do argentino, Lionel Scaloni, 44 anos, o técnico mais novo da competição

Os dois são chegam sob retrospecto extremamente favorável para o jogo decisivo. Sob o comando de Van Gaal, a Holanda está invicta há 19 partidas. Na Copa do Mundo, em quatro partidas, são três vitórias e um empate. O único tropeço ocorreu diante de um sul-americano: 1 a 1 com o Equador, na etapa de grupos.

A “Scaloneta” também possui retrospecto expressivo. A derrota para a Arábia Saudita na estreia no Mundial foi a única da Argentina nas últimas 40 partidas sob o comando de Lionel Scaloni.

Van Gaal e Scaloni: duelo de gerações entre holandês e argentino (Foto: Montagem por ge)

Leia Mais

Antes do tropeço contra os sauditas, uma das maiores surpresas do Mundial do Catar, o time havia sido derrotado pela última vez em 2019, na semifinal da Copa América para o Brasil.

A diferença de idade de quase 30 anos fez Scaloni e Van Gaal se encontrarem apenas em uma situação. Em 16 de novembro de 2002, Scaloni anotou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 do Deportivo La Coruña sobre o Barcelona, na época comandado pelo holandês.

Antes de figurar como treinador da Argentina em 2022, Scaloni defendeu a seleção alviceleste como jogador na Copa de 2006, quando Van Gaal voltava ao país natal para reconstruir a carreira no AZ Alkmaar.

Como técnico, Van Gaal teve a experiência de comandar a Holanda na Copa do Mundo de 2014, quando a equipe europeia parou na semifinal justamente ao perder nos pênaltis para a Argentina.

Oito anos depois, o holandês luta por uma história diferente, com classificação sobre os bicampeões mundiais.

– Estamos nas quartas, e a Argentina foi o time que nos eliminou nos pênaltis da última vez que nos enfrentamos. Então, temos contas a acertar com eles – comentou o treinador à ESPN holandesa.

A ascensão de Scaloni como treinador impressiona. Depois de se aposentar como atleta, o argentino começou trabalhando nas categorias de base do Mallorca e fez parte da comissão técnica de Jorge Sampaoli no Sevilla, da Espanha.

O trabalho com a seleção argentina começou no sub-20 e como observador de Sampaoli na Copa do Mundo de 2018.

Scaloni assumiu como interino no fim de 2018 e se tornou o treinador efetivo da Argentina em 2019. Na primeira temporada, terminou com o terceiro lugar da Copa América, perdendo a semifinal para o Brasil.

Desde então, cresceu na profissão e como comandante da seleção. Scaloni conquistou a Copa América de 2021, quebrando um jejum de quase três décadas sem troféus da seleção alviceleste. Neste ano, ainda levou o time a bater a Itália na primeira edição da Finalíssima, em Londres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES