Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática no Piauí

A Seduc vem fazendo um trabalho de mobilização para que todas as escolas da rede estadual de ensino possam se inscrever.

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estão abertas as inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.

As inscrições seguem até o dia 17 de março e são feitas exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/Inep e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática no Piauí (Foto: Reprodução / UFMA)“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com todos os coordenadores da Obmep, vem gradativamente fazendo um trabalho de mobilização para que todas as escolas da rede estadual de ensino possam se inscrever. No decorrer de todo o ano, a secretaria potencializa o incentivo para a realização da olimpíada e também para que os professores façam um trabalho na sala de aula específico para que esses estudantes possam estar preparados para a prova”, declara a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa será realizada em 30 de maio, com 20 questões objetivas. Já a segunda fase será realizada no dia 7 de outubro para os participantes classificados na primeira etapa, contando com seis questões discursivas.

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Proporcionando um aumento no número de medalhas, a competição distribuirá, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze, oferecidas em todo o país, outras 20,5 mil medalhas em caráter regional, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 2005 e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil e tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a competição busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Piauí conquista mais de 200 premiações na 17ª edição da Obmep

Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí continuam sendo destaque em competições de conhecimento. Na 17ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em 2022, a soma de medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas chega a 240, sendo duas de ouro, além de cinco professores e nove escolas premiadas. A preparação dos estudantes, que já faz parte da rotina das escolas, integra as ferramentas pedagógicas para incentivar o estudo da área. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES