Bandeira tarifária de energia segue verde em dezembro, anuncia Aneel

Com boas condições de geração no País, os consumidores não têm custo adicional na conta de luz desde abril de 2022

Bandeira tarifária de energia segue verde em dezembro, anuncia ANEEL | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

bandeira tarifária para o mês de dezembro segue verde, anunciou nesta sexta-feira (25/11) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Essa decisão confirma nossas projeções de que não haveria custos adicionais nas contas de luz na maior parte de 2022, desde abril até o final do ano, devido às boas condições de geração de energia no País”, comentou o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa. “Temos aprimorado esse mecanismo para que os consumidores tenham cada vez mais conhecimento sobre a operação do nosso sistema e possam, assim, ter melhor gestão sobre seu consumo”, adicionou.

Bandeira tarifária de energia segue verde em dezembro, anuncia ANEEL - Foto: Agência Brasil

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora. Agora, as bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício. Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES