Boris Johnson se diz “profundamente preocupado” com Dom Phillips

Primeiro-ministro do Reino Unido disse que ofereceu ajuda ao Ministério da Justiça do Brasil

Boris Johnson | Matt Dunham POOL AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira (15) estar profundamente preocupado com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips, desde o último dia 5 na Amazônia junto com indigenista Bruno Araújo Pereira , e que o governo está trabalhando com autoridades brasileiras na investigação do caso.

“Como todos nesta Câmara (dos Comuns), estamos profundamente preocupados com o que pode ter acontecido com ele. Funcionários do governo estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades brasileiras”, disse Johnson aos parlamentares.

As declarações foram realizadas durante sessão no Parlamento em que o primeiro-ministro responde a perguntas feita  por parlamentares. Na ocasião, a conservadora Theresa May, ex-primeira-ministra do Reino Unido, mencionou o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, e pediu que o atual governo torne o caso "uma prioridade diplomática".

“O que dissemos aos brasileiros é que estamos prontos para dar todo o suporte que eles possam precisar”, acrescentou o premiê.

Johnson afirmou ainda ter oferecido ao Ministério da Justiça do Brasil "todo o apoio" que o país pedir. Na semana passada, a ministra britânica para a África, América Latina e Caribe, ofereceu ajuda nas operações de busca por Phillips e Pereira diretamente ao ministro da Justiça, Anderson Torres. Ambos fizeram uma reunião privada para debater a operação durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles.

O governo brasileiro, no entanto, ainda não se manifestou sobre a oferta de ajuda do Reino Unido.

Boris Jonhson se diz preocupado com desapareciso do jornalista Dom Philips Foto: Matt Dunham POOL AFP

PF prende outro suspeito de envolvimento no desaparecimento de dupla

A Polícia Federal (PF) anunciou na noite desta terça-feira (14) que prendeu mais um suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, que não são vistos desde o último dia 5 quando se deslocavam pela região do Vale do Javari, na região do município de Atalaia do Norte (AM).

De acordo com a PF, Oseney da Costa Oliveira, 41 anos, foi preso temporariamente por suspeita de participação no caso junto com Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, que já está preso.

A PF informou ainda que Oliveira está sendo interrogado e, na sequência, será encaminhado para audiência de custódia na Justiça em Atalaia do Norte.

“Além disso, houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário em Atalaia do Norte (AM) tendo sido apreendidos alguns cartuchos de arma de fogo e um remo, os quais serão objeto de análise”, diz nota enviada pela PF.

As investigações, acrescenta a Polícia Federal, “continuam sendo realizadas de forma técnica, sem que esforços materiais e humanos sejam poupados para a completa elucidação dos fatos”. “Os órgãos federais e estaduais reforçam que não há nada mais importante do que a busca pelos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips e reiteram a esperança de encontrá-los”, finaliza a PF.


Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES