Carnaval: Fiocruz faz recomendações para curtir a folia com segurança

A maioria do país está em queda ou estabilidade para os casos de síndrome respiratória aguda grave

Foliões devem tomar alguns cuidados para evitar contaminação | Gabriel Monteiro /Riotur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas do Boletim InfoGripe, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  estão fazendo recomendações para que os foliões aproveitam o Carnaval, que volta às ruas depois de dois anos, com segurança.

De acordo dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 13 de fevereiro, a situação de 2023 é de fato de tranquilidade. A maioria do país está em queda ou estabilidade para os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Aglomeração

O coordenador do projeto, pesquisador Marcelo Gomes, lembra eventos com grande aglomeração, como os blocos e os desfiles das escolas de samba, aumentam o risco da circulação de vírus. 

A mensagem não é para deixar de curtir o feriado, mas para ter em mente as situações que oferecem maior chance de contaminação e medidas que podem reduzi-las.

Apesar do quadro tranquilo é preciso cautela na folia - Gabriel Monteiro /Riotur

“A principal recomendação nesse Carnaval é em relação a quem está com sintomas respiratórios próximo às festas, aos blocos e aos desfiles. Se a pessoa está carregando o vírus da Covid-19 ou influenza (gripe), que também continua em baixa, fica o alerta de evitar passar em grandes eventos porque pode facilitar o processo de aumento de casos na sua localidade”, orienta o coordenador.

A medida é importante pois, se as pessoas com sintomas permanecerem em casa, diminui a probabilidade de haver pessoas infectadas nos eventos e, portanto, de o vírus circular. Outro ponto abordado pelo pesquisador como essencial é a vacinação, que não deixou de ser uma das armas mais importantes no combate à Covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES