Dados preliminares fazem ligação de vacina bivalente da Pfizer com AVC

Estudo foi realizado entre 550 mil pessoas de 65 anos ou mais que receberam a vacina, 130 tiveram um AVC nas primeiras 3 semanas

Dados ligam a vacina bivalente da Pfizer com AVC | Foto: Reprodução/Pfizer Canadá
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um relatório preliminar do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) e da FDA (Federal Drug Administration, a agência reguladora de medicamentos dos EUA) existe uma possível ligação entre a vacina bivalente da Pfizer contra a covid com a ocorrência de AVC (acidente vascular cerebral) em idosos.

O estudo foi realizado entre 550 mil pessoas de 65 anos ou mais que receberam a vacina, 130 tiveram um AVC nas primeiras 3 semanas. Vale destacar que esse número reduz consideravelmente nas semanas seguintes. Nenhuma morte foi relatada. 

Estuddos preliminares mostram possível ligação da vacina com AVC- Foto: Reprodução/Pfizer Canadá

Dados preliminares

Em comunicado o CDC diz que os dados são preliminares e precisam ser investigados. Explicou que são usadas informações de diversos bancos de dados para monitorar a segurança das vacinas e apenas 1 indicou o possível problema.

“Frequentemente, esses sistemas de segurança detectam sinais que podem ser devidos a outros fatores além da própria vacina”, disse, salientando a necessidade de apurar. “Todos os sinais requerem mais investigação e confirmação de estudos epidemiológicos formais.”

Vacinas estão em estudo mesmo sendo aplicadas- reprodução

Estudos recentes

O órgão ressaltou também que grandes estudos recentes e a análise de outros bancos de dados não mostraram risco de AVC em vacinados. A vacina da farmacêutica Moderna, largamente aplicada nos EUA, foi considerada segura.

Enquanto apura o caso, o CDC optou por manter a recomendação para a vacinação contra a covid, incluindo de idosos. O órgão considera ser “muito improvável que a vacina represente um verdadeiro risco clínico”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES