Conta de energia terá aumento médio de 19,30% no Piauí, informa Aneel

As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 02 de dezembro de 2022. Os itens que mais impactaram o reajuste foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia

energia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na terça-feira (29) o reajuste médio de 19,30% nas tarifas da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia. 

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, o aumente médio será de 24,98%, enquanto para os consumidores de baixa tensão, como residenciais, o aumento será de 17,89%.

A distribuidora atende cerca de 1,41 milhão de unidades consumidoras em 224 municípios do estado. As novas tarifas entrarão em vigor a partir de 02 de dezembro de 2022.

Conta de luz deve ter aumento médio de 19,30% no Piauí, diz Aneel

Confira, na tabela, o efeito médio do reajuste tarifário sobre as tarifas vigentes:

 Aprovadas as novas tarifas da Equatorial Piauí 


Os itens que mais impactaram o reajuste foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia.

Uma medida importante nesse processo tarifário foi a aplicação pela Agência da Lei nº 14.385/2022, que trata do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins.

Essa medida possibilitou reverter, em favor dos consumidores, cerca de R$ 275 milhões, resultando na redução do reajuste tarifário em 11,55%.

Ressalta-se ainda o efeito do aporte na CDE referente à desestatização da Eletrobrás, nos termos da Lei nº 194, de 2022, que contribuiu com uma redução de 2,40% no reajuste tarifário da Equatorial Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES