O panorama do investimento brasileiro: como e porque investir no Brasil

O surgimento de plataformas de investimento seguras facilitaram o acesso a iniciantes que pretendem investir no Brasil.

O panorama do investimento brasileiro: como e porque investir no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As previsões de crescimento da economia brasileira estão ficando cada vez melhores. Em 2021, abril teve saldo recorde de US $10,35 bilhões na balança comercial, 67,9% a mais do que no mesmo período de 2020, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Brasil.

Educação, saúde e serviços são as áreas onde há mais investimentos hoje no país. O surgimento de plataformas de investimento seguras facilitaram o acesso a iniciantes que pretendem investir no Brasil, com a disponibilização de todo o suporte e informações necessários, e são também a plataforma mais procurada por investidores mais experientes, pois dão toda a informação necessária para investir nas áreas certas e em crescimento no país.

Desde 2012, o país vem evoluindo rapidamente e de forma consistente, com um número significativo de novos investidores chegando ao mercado brasileiro e cidadãos brasileiros a entrar no mundo das aplicações financeiras, segundo um estudo da Aspen Network of Development Entrepreneurs, de 2014 que também indica a natureza dos investidores no Brasil:

O panorama do investimento brasileiro: como e porque investir no Brasil (Foto: Reprodução)

Oportunidades

O Governo Brasileiro está a apostar no lançamento de programas para fomentar a digitalização. Aplicada ao ensino, a evolução do digital irá permitir que os jovens do país tenham melhor acesso à educação em todas as áreas, nomeadamente financeira, criando oportunidades no futuro. Além disso, o Brasil lidera a digitalização bancária na América Latina, o que traz também oportunidades aos investidores estrangeiros e nacionais. O digital, ao estar em desenvolvimento no país, traz oportunidades aos investidores desta áreas e das que a ela estão associadas, desde o comércio eletrónico ao investimento através de meios digitais, pois a digitalização traz uma mudança de hábitos do consumidor, levando-o a experimentar mais facilmente novos produtos e serviços.

A queda do Real tem despoletado também muito interesse de investidores estrangeiros no Brasil, que aproveitam a moeda em baixa para criarem oportunidades de negócio, tanto físicas como no mundo digital. No agronegócio, por exemplo, a utilização de novas tecnologias permitiu aumentar a produção e promover a redução do desmatamento. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Brasil terá de expandir em 40% sua produtividade para conseguir atender a demanda de 20% por alimentos nos próximos anos, sendo este outro setor de grandes oportunidades para os investidores.

O panorama do investimento brasileiro: como e porque investir no Brasil (Foto: Reprodução)

No caso de apostar no digital, é importante escolher as plataformas certas para investir, que fornecem todas as informações, bem como os produtos que funcionam melhor a cada momento no mercado brasileiro. Um dos principais corretores do mundo é o eToro, adequado para quem busca principalmente trading social e copy trading. As principais vantagens sobre os concorrentes, que fornecem serviços financeiros digitais, são:

- plataforma intuitiva, rápida e muito completa;

- Copiar ferramenta, para copiar operações de investidores bem-sucedidos. Assim, novos comerciantes podem copiar uma estratégia bem sucedida e, assim, aumentar suas chances de lucro. Os comerciantes experientes também se beneficiam disso ganhando um pagamento com base na quantidade de cópias que possuem;

- oferece cursos para quem quer saber mais sobre negociações;

- funciona no celular, com aplicativo seguro,

- há mais de 10 anos no mercado;

- totalmente traduzido para o português, em uma língua acessível;

- muitos ativos não têm comissão quando negociados;

- conta demo gratuita, que permite praticar sem riscos: quem se cadastrar recebe 100 dólares em uma conta virtual provisionada.

- Várias formas de pagamento - cartão de crédito e débito, transferência bancária, PayPal, WebMoney, Neteller, Skrill, UnionPay.

Pontos positivos e negativo

De acordo com um estudo da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos em conjunto com a Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais do Governo Brasileiro, estes são os pontos positivos e negativos da economia brasileira:    

Pontos Positivos 

• Impacto dos bons resultados da economia mundial na economia brasileira;

• Política monetária beneficia o aumento dos investimentos.

• Política monetária tem impactos positivos sobre o consumo das famílias, em virtude da redução das taxas de juros sobre operações de crédito e menor comprometimento da renda das famílias com dívida;

• Mercado de crédito irá manter-se favorável e a inflação baixa.

Pontos Negativos 

• Apesar de os juros terem diminuído, a dívida continua a subir.;

• Situação fiscal delicada pode impedir um maior influxo de capitais.

Assim, um aumento na cultura de investimento pode ajudar a impulsionar a economia do país de forma positiva, tornando-o líder na América Latina e mais próximo das principais economias mundiais. O investimento sustentável tem a possibilidade de trazer ainda mais investidores estrangeiros para o Brasil, dinamizando a economia do país, dando melhores condições de vida e, consequentemente, a oportunidade de investir a uma percentagem maior da sua população. Uma pesquisa realizada pela ABVCAP mostra que os investidores estrangeiros respondem por 70% do investimento total sustentável no Brasil, com muitos deles fazendo parcerias com fundos locais. 

O panorama do investimento brasileiro: como e porque investir no Brasil (Foto: Divulgação)

Assim, o potencial de crescimento do Brasil torna-o apetecível à aplicação de capitais em várias áreas do país, nomeadamente o investimento nas suas empresas,Sobretudo com mais uma opção, agora com as criptomoedas cada vez mais usadas, que tornam todo o mercado e investimento muito mais apetecível no Brasil para investidores nacionais e externos também. Juntando isto com as novas tecnologias que permitem investir em praticamente qualquer local através de um dispositivo móvel e um mercado em expansão como o Brasileiro, podemos constatar que o Brasil é um terreno fértil para investidores.

Ou seja, constata-se que a grande maioria do investimento feito no Brasil é externo, com vários mercados e players a perceber o potencial de um país que passa por algumas dificuldades financeiras internas. Isso também ajuda a explicar o porquê de o investimento interno ser menor quando comparado com outros países, mas ainda assim demonstra também o potencial e as possibilidades que um mercado da dimensão e com as características do brasileiro tem para os investidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES