Em Teresina, caracterizadora fala a “real” sobre o mundo cinematográfico

Com um portfólio que inclui produções para a Amazon, Disney e Netflix, Siva Rama Terra trabalhou no filme Serra Pelada e deu detalhes da profissão.

Siva Rama | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caracterizadora Siva Rama Terra, premiada com o filme "Serra Pelada" e com produções para a Amazon, Disney e Netflix, ministrou oficina em uma faculdade particular de Teresina nesta quinta-feira (10). Para a reportagem do Jornal Meio Norte, ela deu detalhes do mundo cinematográfico. 

Para ela, o papel do caracterizador, que cria a parte estética da personagem a partir da maquiagem e do cabelo,  é contribuir com a narrativa, contando uma história. "A imagem conta a história também.  Os atores trazem atuação e a maquiagem traz um contorno, criando uma nova imagem no cabelo e na pele", revela. 

Siva Rama Terra esteve em Teresina para palestra | FOTO: Arquivo Pessoal

No portfólio de Siva, muita coisa interessante. "Na Netflix, tenho o filme 'Todas as Razões para Esquecer', além de 'Pacto de Sangue'. Também fiz 'Biônicos', um filme de ação que ainda não foi lançado. Da Disney fiz um produto que vai ser lançado em janeiro chamado '’Dois Tempos', mas ainda não posso falar sobre. Também vou fazer uma série de seis capítulos, que está terminando de ser filmada. No Amazon Prime tem uma série que eu fiz chamada 'Irmãos Freitas', que conta a história do Popó", revela.

A experiência de filmar "Serra Pelada", que rendeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, mostra o "cinema da vida real", sem glamour. O filme conta a história da corrida do ouro no Pará. "Tive que estudar muito na época vários tipos de argilas para passar no corpo deles. Tive que usar uma mistura de argila medicinal em vários tons, além do protetor solar em óleo. A ideia era mostrar eles suados. Era trabalhar em uma escala grande, com pesquisa de material para simular terra. Foi um grande desafio. Eu tinha um circuito cronometrado com lamas de cada cor. Então a figuração se sujava", lembra. 

Para Siva, palestras e o encontro com estudantes permite compartilhar experiências. "Eu rodei o Brasil inteiro com o cinema. A gente conhece pessoas e cria intercâmbios. O cinema não é um mundo mágico, é administração de alta precisão de um departamento que nada pode errar. E o meu vai pra frente da lente da câmera. Isso gera uma pressão e um estresse, mas como estou há muito tempo no mercado isso não me abala mais. Não tem glamour, é muito trabalho", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES