Energia gera desenvolvimento e movimenta economia

A energia elétrica chegou ao pacato município de Cristalândia através do Luz Para Todos e mudou a realidade dos moradores da região

Moradores ganham lâmpadas de LED para trocar pelas fluorescentes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No extremo sul do Piauí, Cristalândia, município pacato e pequeno que faz fronteira com a Bahia, tem o terceiro maior rebanho de gado do Sul do Estado. A força da pecuária no município não vem de agora, anos atrás foi necessário acreditar que o negócio daria certo como fez seu Benedito que hoje colhe os frutos da perseverança. Com 60 hectares de fazenda, o gado dele já é procurado por produtores de todo o país.

Na localidade Vila Nova, a chegada da energia elétrica através da Equatorial foi essencial para que o comércio de Nilce Neide pudesse se desenvolver e movimentar a economia da região. Antes da rede elétrica, o estabelecimento da comerciante era o único no município que tinha uma televisão funcionando porque ela resolveu investir em energia solar para atrair os clientes com o aparelho. E hoje, mesmo com a chegada da energia elétrica na região, eles mantêm o costume de ir assistir aos jogos no comércio.

Moradores de Cristalândia ganham lâmpadas de LED para substituir as fluorescentes (Foto: Divulgação)

“Nós tínhamos uma situação sofrida, porque não tínhamos energia, era na vela, foi uma grande luta, com muita dificuldade consegui colocar energia solar que era bastante cara, mas isso atraia os clientes. Depois veio a energia com o Luz Para Todos, isso melhorou muito para nossa comunidade, as vendas aumentaram e outras melhorias vieram, por isso sou grata a essa evolução que a energia traz”, declarou.

Os clientes da cidade ainda foram beneficiados com a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED (até 05 por unidade consumidora), informações sobre serviços, dicas de economia e segurança, bem como orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social. Em Cristalândia, já foram realizados 836 cadastros de baixa renda no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

O município ainda possui 561 clientes aptos a receber o benefício. Por meio dele, milhares de famílias piauienses garantem descontos de até 65% na conta de energia. O programa criado pelo Governo Federal auxilia as famílias no orçamento mensal e para manter o acesso ao benefício é necessário manter ativo o Número da Identificação Social (NIS).

Luz Para Todos vai beneficiar mais 11 comunidades

Já o Programa Luz Para Todos deve beneficiar ainda 11 comunidades do município em 2022, quando ocorre a universalização. São elas: Impoeira; Taperinha; Esperança; Sussuapara; Mimoso; Macaubas; Burro Velho; Areias; Vila Nova; Bom Tempo; Vazante Grande. Serão mais de R$ 4 milhões investidos no município somente pelo PLpT, que busca promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, através das extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares. O Programa Luz Para Todos já realizou mais de 171 mil ligações no Piauí.

“A Equatorial desde que chegou ao Piauí vem trabalhando diariamente para melhor atender nossos clientes, seja por meio de investimentos que possibilitem uma energia de mais qualidade e segurança ou mesmo com ações para disponibilizar dicas de consumo e expansão dos serviços. Para isso, avaliamos perfil médio de consumo e o quantitativo de clientes de baixa renda com o objetivo de definir quais cidades serão contempladas com o sorteio de troca de geladeiras e lâmpadas. Tais iniciativas são importantes para contribuir na redução do valor da fatura de energia dos clientes beneficiados”, afirma Mariana Araújo, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

Em Cristalândia, foram realizadas também obras de melhorias com a retirada de gambiarras. Foram 3.320,50 Km de cabos instalados (rede nova, protegida) e 59 postes. Cerca de R$ 70 mil de investimentos em melhorias. Os investimentos da Equatorial na região vão desde religação de postes até sorteios de geladeiras para ajudar a população a economizar mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES