Eturb realiza cadastro para regularização fundiária no povoado Salobro

A Eturb está avançando nos processos de cadastramento para regularização fundiária em diversos assentamentos.

Eturb faz cadastro para regularização fundiária | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) está avançando nos processos de cadastramento para regularização fundiária em diversos assentamentos e comunidades das Zonas Rural e Urbana de Teresina. Nesta quinta-feira (27) foi a vez do assentamento Salobro de Baixo, na Zona Rural da capital, dar início ao processo de levantamento social das famílias da região.

Eturb avança nos processos de cadastramento para regularização fundiária na capital (Foto: Reprodução)Realizada através do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), a ação faz parte do programa “RegularizaTHE”, que tem como princípio garantir a titulação de imóveis a diversas famílias que ainda não possuem a documentação de seus terrenos. O déficit da cidade de Teresina chega a 98 mil famílias sem o registro de seus imóveis em cartório.

Uma das lideranças da comunidade, a presidente da Associação dos Moradores do Salobro de Baixo, Maria Socorro Pereira Lopes, acompanhou as equipes do Núcleo durante o levantamento e destacou o longo caminho da comunidade até o momento. “O assentamento vem lutando a 23 anos pela documentação e regularização dessas terras. Estamos todos ansiosos por essa grande realização, o sonho que todos têm de receber a documentação dessas dessas casas” afirmou.

Teresina chega a 98 mil famílias sem o registro de seus imóveis em cartório (Foto: Reprodução)Um dos moradores mais antigos da comunidade, o senhor José Clarino Ramos mora há mais de 44 anos na região, e se mostra animado com as possibilidades que a regularização pode trazer ao assentamento. “Com o início dessa regularização, um sonho que temos há tempos, nossa vontade é a de continuar trabalhando, incentivando a agricultura, a piscicultura…” pontuou.

De acordo com o presidente da Eturb, João Duarte, o processo de regularização será acelerado este ano, para contemplar o máximo de famílias possível. “A previsão para 2022 é de que, pelo menos, 30 mil imóveis sejam contemplados com relação a regularização fundiária, tanto na zona urbana como na zona rural”, explicou.

A previsão para 2022 é de que, pelo menos, 30 mil imóveis sejam contemplados (Foto: Reprodução)João ainda ressalta o tamanho do desafio frente à titulação de imóveis e aponta para a importância da capacitação dos servidores no processo de regularização. “Para cumprir com a determinação do prefeito Dr. Pessoa estamos capacitando nossos servidores, promovendo cursos em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para assim acelerarmos ainda mais esse processo”, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES