Fazenda da Paz completa hoje 28 anos com 40 mil beneficiados

A instituição foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual, sendo uma idealização do Padre Pedro Balzi e da Arquidiocese de Teresina

Fazenda da Paz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fazenda da Paz completa neste sábado (24) 28 anos de existência. A comunidade terapêutica existe desde 1994 e funciona como um porto seguro, onde o acolhimento e a espiritualidade são as ferramentas para salvar vidas em crise por conta da dependência química.

A instituição foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual, sendo uma idealização do Padre Pedro Balzi e da Arquidiocese de Teresina. "Nossa instituição tem como missão prevenir, acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania, tendo como metodologia a espiritualidade, disciplina, inclusão, integridade, colaboração, respeito, bem estar, excelência e transparência", explica o terapeuta Célio Luiz Barbosa.

A instituição construiu um legado de transformação de vidas. "Nos 28 anos de atuação, a Fazenda da Paz tem conseguido resultados positivos com ampliação de suas ações e a abertura de novos espaços de atendimento aos dependentes químicos e seus familiares", revela.

Assistidos pela Comunidade Terapêutica passam por etapas do programa de tratamento | FOTO: Divulgação

O projeto iniciou apenas com um escritório e uma unidade de acolhimento, mas dez anos depois já eram seis unidades, um centro de formação e um centro educacional. "Hoje, somos referência nacional nas políticas públicas sobre drogas, em especial no acolhimento e reinserção dos acolhidos com ação extensiva aos seus familiares", acrescenta.

Atualmente são cinco comunidades terapêuticas que atendem, no total, 330 dependentes químicos, além do Centro de Reinserção que atende 1.740 acolhidos, egressos e familiares. "Ao longo de 28 anos, desde sua fundação, já atendemos mais de 40.000 dependentes químicos e seus familiares, resgatando vidas e transformando muitas famílias", conta Célio Barbosa.

A comunidade enfrenta grandes desafios. "A manutenção da nossa instituição e permanecer com ela funcionando com acolhimento de forma 100% gratuita, como fazemos hoje, depende de parcerias. Bem como, manter a estrutura física das nossas unidades. Por isso, nossa instituição precisa diariamente de doações para que consigamos manter o padrão adequado ao qual trabalhamos", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES