FMS promove ações de combate ao Aedes aegypti nos hospitais de Teresina

A maioria dos cuidados que devem ser tomados nos ambientes públicos e privados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

FMS promove ações de combate ao Aedes aegypti nos hospitais de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove no mês de março uma programação para o fortalecimento de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de ações de conscientização, prevenção e manejo da dengue, zika e chikungunya. 

A atividade se inicia na próxima segunda-feira (27), no Hospital de Primavera, e percorre todos os hospitais, UPAS e maternidades do município.

FMS promove ações de combate ao Aedes aegypti nos hospitais | Foto: Reprodução - FMSEntre as ações previstas estão palestras para profissionais e população que se encontram nas filas de espera desses estabelecimentos, inspeção ao prédio a fim de detectar e eliminar possíveis focos do mosquito, entrega e divulgação de material de combate ao Aedes aegypti e também serão montados stands com exposição de material sobre o ciclo biológico do mosquito e materiais provenientes da reciclagem do lixo.

“A intenção é que seja realizada no município uma grande força-tarefa para conscientizar e mobilizar a população da importância de tomar os devidos cuidados para evitar o aumento de casos, já que nesse período a proliferação do inseto é maior devido ao aumento das chuvas”, comenta Vanessa Matos, chefe do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS.

A maioria dos cuidados que devem ser tomados nos ambientes públicos e privados para evitar a proliferação do Aedes aegypti envolve atenção aos objetos que podem acumular água. Esses locais costumam ser escolhidos pelos mosquitos para depositar ovos e reproduzir. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS realiza o trabalho em Teresina com os agentes de endemias que percorrem toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população, que deve ser parceira no trabalho.

A infectologista Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, pede aos teresinenses para que contribuam na luta contra o Aedes aegypti. “A gente não combate o mosquito se a comunidade não nos ajudar. Aquele lixo que não foi fechado direito, ou que foi jogado no quintal, tudo pode virar foco do mosquito. Então eu faço um apelo a todos que não deixem acumular água parada, pois nós nunca sabemos quem vai desenvolver uma forma grave”, pede a médica.

PROGRAMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE

27/02 (Segunda): Hospital da Primavera;

02/03 (Quinta): Maternidade Wall Ferraz;

03/03 (Sexta): Hospital e UPA do Satélite;

06/03 (Segunda): Hospital e UPA do Promorar;

09/03 (Quinta): UPA Renascença;

14/03 (Terça): Hospital do Monte Castelo;

15/03 (Quarta): Hospital São Carlos Borromeo;

16/03 (Quinta): Hospital e Maternidade do Buenos Aires;

21/03 (Terça): Hospital do Dirceu;

23/03 (Quinta): Hospital Mariano Castelo Branco;

29/03 (Quarta): Hospital do Parque Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES