Gruta com marca de pés é atração na região de MT

Gruta com marca de pés é atração na região de MT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A regi?o de Gar?as Brancas ? repleta de hist?rias m?sticas, a maioria de origem ind?gena. O presidente da Associa??o Mato-grossense de Pesquisas Ufol?gicas e Ps?quicas (AMPU), Ata?de Ferreira da Silva Neto, cita as lendas dos ?ndios Bororos e Xavantes que relatam hist?rias de semi-deuses que seriam criaturas pequenas de mais ou menos 1,20 m, com a cabe?a desproporcional ao corpo. Alguns teriam tr?s, outros quatros e outros seis dedos nos p?s.

"Eles viveriam em cavernas e viriam das estrelas. O relato ? semelhante ? lenda dos ?ndios do Xingu, na Amaz?nia. Existem outras lendas ind?genas que citam uma carruagem de fogo que veio do c?u, ensinou algumas culturas a eles e voltou novamente para as estrelas", afirma.

O curioso, segundo o presidente da AMPUP, ? que no Parque Estadual da Serra Azul em Barra do Gar?as, existe uma caverna com o sugestivo nome de Gruta dos Pezinhos, isso porque em toda a extens?o da caverna existem petrificados marcas de p?s no teto, no ch?o e na parede. "Pode ser lenda ind?gena, mas ? muita coincid?ncia haver uma caverna com pegadas petrificadas", diz.

A gerente do Parque Estadual da Serra Azul, Daniela Barros falou que a entrada na Gruta dos Pezinhos ? restrita porque o local ? de dif?cil acesso, sendo necess?ria a presen?a de um guia do parque. O visitante que desejar visitar a gruta deve apresentar um oficio com anteced?ncia.

Sobre a origem das pegadas na gruta, o coordenador de Unidades de Conserva??o da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elder Monteiro Antunes, falou que n?o existe nenhum estudo cientifico para comprovar como foram formadas as pegadas. "Pretendemos fazer futuramente um estudo arqueol?gico para saber como foram formadas essas pegadas. Se foi pela natureza ou alguma tribo ind?gena h? milhares de anos que fez os desenhos na gruta. Existem milhares de explica?es, mas nenhuma ? comprovada", destacou ele.

Uma outra lenda ind?gena ? a Lagoa Encantada, que fica dentro da reserva ind?gena Xavante, pr?ximo do munic?pio de Nova Xavantina. Essa lenda conta que a lagoa seria a entrada das moradas dos deuses, onde luzes mergulham e depois saem da ?gua em dire??o ?s estrelas. "Eles tomam banho na lagoa, mas tem medo de mergulhar no fundo, pois acreditam que uma for?a invis?vel pode pux?-los para o fundo. Um mist?rio que existe nessa lagoa ? a aus?ncia de vida, s? que as pessoas n?o sabem dizer o porqu?", indaga o presidente da AMPUP, Ata?de Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES