Hidrogênio verde, esperança para o equilíbrio ecológico- Por José Osmando

Governador do Piauí participa de primeira assembleia do Consórcio Brasil Verde

Hidrogênio Verde | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo 

 O governador do Piauí, Rafael Fonteles, integrou-se a um esperançoso colegiado composto por 21 governadores de Estados brasileiros, por ocasião da primeira assembleia do Consórcio Brasil Verde, uma avançada proposta de colocar nosso país na dianteira em relação à produção de energia limpa, contribuindo para nossa independência energética e para melhorar a atmosfera ambiental do planeta. 

Nesse encontro realizado através de vídeoconferência, onze governadores ratificaram o protocolo de intenções consolidando as diversas leis aprovadas pelas Assembleias Legislativas de cada unidade da federação. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi eleito presidente do Consórcio. 

PIAUÍ BEM NA FITA 

Identificado como um dos maiores produtores de energia eólica e de energia solar do Brasil, o Piauí fica muito bem nessa fita, pois também possui grande potencial para a produção de uma commodity que está sendo vista como o combustível do futuro: o hidrogênio verde (H2V). De acordo com a Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2),o Piauí está entre os dez estados brasileiros considerados hubs em hidrogênio verde , uma vez que o combustível é obtido a partir de energias renováveis, fontes em que o Piauí é grande produtor. 

PROJETOS AVANÇADOS 

Algumas iniciativas para a produção de hidrogênio foram iniciadas ainda em 2021, quando a Nexway, empresa de eficiência energética da Comerc, e a Casa dos Ventos, que possui usinas de energia renovável no Piauí, anunciaram parceria para desenvolver projetos de produção de hidrogênio verde (H2V) no litoral do Piauí. Os projetos estão avançados e incluem também os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.

CEARÁ 

A perspectiva que o Nordeste brasileiro está apresentando nessa inovadora solução energética, tem despertado a atenção do mundo. Ainda no mês de Janeiro, uma comissão liderada pela ministra da Economia da Alemanha, Nicole Hoffmeister, esteve no Ceará para acompanhar e participar dos primeiros passos da produção de hidrogênio verde, cumprindo intensa agenda com empresários e com o governador Elmano Freitas. 

CADEIA PRODUTIVA

Na sequência, os governadores da Região Nordeste escolheram como pauta prioritária a transição energética, dando ênfase na produção do hidrogênio verde e nas possibilidades econômicas e sociais que a cadeia produtiva do combustível proporciona.  

ESFORÇO DOS GOVERNADORES

Vejo com entusiasmo e esperança esse esforço dos governadores, sobretudo dos dirigentes nordestinos, por buscarem soluções econômicas para seus estados, garantindo-lhes autonomia, muito especialmente quando essas iniciativas vão no caminho de se obter produção energética de fontes renováveis. Ao contrário das fontes poluentes que o mundo inteiro abraçou por décadas, o hidrogênio verde é extraído da água a partir da divisão da molécula de água e da molécula de carbono. O H2V, conforme estimativas das Nações Unidas, deve movimentar US$ 2,5 trilhões por ano em duas décadas. 

SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA 

Observar que governantes começam a passar consciência ambiental para estabelecer sustentabilidade ecológica, é de fato muito animador, sobretudo quando isso envolve disposição e coragem partindo do Nordeste, tão potencialmente rico e, historicamente, tão miseravelmente discriminado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES