Inclusão Social revelou Esperança Garcia para todo o Brasil

Premiação trouxe o nome da agora reconhecida primeira advogada do Brasil para o grande público

Centro de Referência Esperança Garcia venceu premiação | Afonso Leite
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prêmio Piauí de Inclusão Social, na edição de 2018, foi o primeiro a reconhecer a importância do legado de Esperança Garcia para o Piauí e o Brasil. O Centro de Referência Esperança Garcia, da então Secretaria Municipal da Mulher, venceu a categoria governamental. 

Com ampla cobertura midiática, o prêmio trouxe mais visibilidade à figura de Esperança Garcia, que nesta sexta-feira (25) foi reconhecida nacionalmente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada do Brasil. O reconhecimento é importante para a profissão, que agora tem como primeira representante uma mulher negra e escravizada.

Um reconhecimento merecido para ela, que fez a primeira petição da história, pedindo ajuda ao governo pelos maus tratos no qual ela e o filho sofriam em uma fazenda, além da impossibilidade de ir à Igreja. Esperança hoje dá nome a uma importante estrutura de acolhimento para as mulheres de Teresina.

Centro de Referência Esperança Garcia foi premiado. Crédito: Afonso Leite.

A categoria Governamental, que na época foi anunciada pelo apresentador Ieldyson Vasconcelos, foi entregue pelo então secretário de segurança Fábio Abreu. “O Centro de Referência inclui quando a mulher rompe com o ciclo de violência, então esse prêmio também é delas, pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou Roberta Mara, coordenadora do Centro na época da premiação.

Para Lidiane, também coordenadora do Centro em 2018, o espaço é para o bem das mulheres. “Esse prêmio vem considerando tudo aquilo que é feito nos bastidores, que somos nós trabalhando arduamente para levar o melhor da política para a mulher”, disse à época.

Dossiê

Esperança Garcia se tornou conhecida após o dossiê organizado pela advogada Maria Sueli (in memoriam), que pesquisou e estudou a figura histórica, que hoje tem porte de heroína nacional.

O “Dossiê Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito”, fruto da pesquisa realizada pela Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI, composta por juristas e historiadores, foi publicado em 1 de fevereiro de 2017, em Teresina (PI). 

Dossiê foi fundamental para contar a história de Esperança. Crédito: Divulgação.Entre as principais conclusões apontadas está o fato de que, ao escrever a carta, Esperança Garcia se reconhece e atua como membro de uma comunidade política, pedindo aquilo que lhe era de direito segundo ordenamento jurídico da época.

Os pesquisadores apontam também que Esperança tinha consciência do seu mundo e também dos limites da escravidão. Ela utilizou as ações religiosas (como o batismo e a confissão) como argumentos estratégicos para sensibilizar seus superiores. O Dossiê foi essencial para o reconhecimento pelo Conselho Seccional da OAB/PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES