Aliados isolam a Rússia do mercado financeiro após ataques na Ucrânia

Canadá, Estados Unidos e Reino Unido formam um bloco para isolar economicamente a Rússia em razão da invasão da Ucrânia e conflitos em Kiev

Vladimir Putin, presidente da Rússia, levou o país a um isolamento econômico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Boa parte do mundo vai pagar caro, literalmente, pelas ações de Vladimir Putin, presidente da Rússia, sobre o território da Ucrânia. A invasão russa no país vizinho, ex-anexo da antiga União Soviética, vai trazer graves consequências econômicas em nível global, além de milhares de mortes de soldados e civis. 

Com as fortes sanções econômicas que o país vai enfrentar, é possível um aumento exponencial nos preços dos combustíveis, ferro e até do pão francês em todo o mundo, inclusive no Brasil, que importa estes itens. O próprio clima de guerraabala o mercado financeiro internancional e o preço do barril de petróleo já estava em crescente antes do isolamento.

Ameaça de Ursula von der Leyer de isolar a Rússia do mercado financeiro se torna realidade. Crédito: Divulgação.

Isso porque a Rússia está em um processo de isolamento econômico, pautado por nações aliadas como o Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Isso vai fazer com que o petróleo, minério de ferro e o trigo, por exemplo, se tornem mais escassos no mercado mundial, em razão da nulidade do gigantesco mercado russo, que é responsável por muitas pautas de importação e exportação.

Vladimir Putin, presidente da Rússia. Crédito: Divulgação.

O desligamento da Rússia do SWIFT, uma das quatro maiores sanções sofridas pelo país euro-asiático após decidir invadir a Ucrânia, é a que conta mais para o aprofundamento de uma crise global. A ameaça feita por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, se torna realidade em um período de instabilidade econômica e política para o globo.

“Isso os impedirá de operar no mundo inteiro e bloqueará efetivamente as exportações e importações russas. As transações do órgão serão congeladas e tornará impossível para o Banco Central a liquidação de seus ativos”, disse Ursula.

A medida congela as transações financeiras de todas as instituições financeiras russas ligadas ao SWIFT. Na prática, a Rússia não poderá financiar guerras com ativos no Banco Central, nem reaver valores bilionários em reservas internacionais. Importações e exportações também serão duramente afetadas, cabendo ao Governo Russo aderir ao sistema bancário chinês ou de criptomoedas para sobriver.

ENTENDA O CONFLITO ENTRE RÚSSICA E UCRÂNIA

O isolamento econômico da Rússia com o ocidente é fatal para a economia do país, que realiza 80% das transações financeiras internacionais utilizando o dólar. Se essas imposições econômicas persistirem ante a guerra, os brasileiros, norte-americanos, europeus e todo o mundo devem perceber o preço dos combustíveis crescerem nas bombas, elevando também o preço dos alimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES