Balão 'espião' da China é abatido pelos EUA; Biden parabeniza militares

O balão teria atravessado locais militares sensíveis da América do Norte e, por conta disso, o episódio criou tensões entre China e Estados Unidos.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um balão chinês, suspeito de ser utilizado como instrumento de espionagem, foi derrubado hoje nos Estados Unidos, segundo noticiaram agências internacionais.

O objeto foi abatido quando sobrevoava as costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul. O balão teria atravessado locais militares sensíveis da América do Norte e, por conta disso, o episódio criou tensões entre China e Estados Unidos.

Balão 'espião' da China é abatido pelos EUA; Biden parabeniza militares (Foto: Reprodução)

Pouco antes do objeto ser derrubado, o presidente americano, Joe Biden, havia dito que cuidaria da situação que piorou a relação entre os dois países.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, citado pelo Financial Times, disse que caças americanos derrubaram o balão dentro do espaço aéreo americano e sobre suas águas territoriais, com autorização de Biden. A Casa Branca e o Pentágono se recusaram a comentar sobre o caso.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou na uma visita à China, na qual se encontraria com o presidente Xi Jinping, por causa da descoberta do balão.

O secretário afirmou que a presença do objeto foi um “ato irresponsável” e uma “clara violação da soberania dos EUA” e do direito internacional. E admitiu que o episódio prejudicava discussões importantes que os EUA se preparavam para ter com os chineses.

A China negou se tratar de espionagem. Afirmou que o balão era um dirigível usado para pesquisas meteorológicas e que o objeto foi desviado de seu curso pelos ventos. O Pentágono rejeitou a explicação dos chineses.

O episódio também gerou desgastes políticos internos. Biden recebeu críticas ferrenhas de parlamentares republicanos pela demora em ordenar o abate do balão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES