Caminhão-tanque explode e deixa ao menos 60 mortos no Haiti

Moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível do veículo, que explodiu e deixou dezenas de mortos.

Moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível do veículo, que explodiu e deixou dezenas de mortos. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos 60 pessoas morreram e várias ficaram feridas após a explosão de um caminhão-tanque na madrugada desta terça-feira (14) na cidade haitiana de Cap-Haitien, de acordo com o último boletim das autoridades locais.

"O balanço agora é 60 mortes", declarou Patrick Almonor, vice-prefeito de Cap-Haitien, segunda maior cidade do país, acrescentando que continuam as buscas por sobreviventes..

Explosão de caminhão-tanque deixa ao menos 60 mortos no Haiti (Foto: Reprodução)

Segundo Almonor, o motorista do caminhão-tanque teria tentado evitar a colisão com um mototáxi. Nesta manobra, perdeu o controle de seu veículo, que virou na estrada.

Depois, apesar das advertências do motorista, os moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível, um bem muito apreciado. Grande parte morreu na explosão

Quase 20 residências próximas sofreram incêndios após a deflagração, de acordo com Almonor, o que permite prever um balanço maior de vítimas. "Ainda não temos condições de anunciar detalhes sobre o número de vítimas dentro das casas", disse.

(Foto: REUTERS / Samuel Volcy / Direitos Reservados)

País mais pobre da América Latina, o Haiti enfrenta uma escassez de combustíveis, porque grupos criminosos dominam parte da rede de abastecimento.

O hospital Justinien, para onde várias vítimas da explosão foram levadas, vê-se assoberbado com o fluxo de feridos. Muitos deles se encontram em estado crítico.

"Não temos os recursos para atender as muitas pessoas com queimaduras graves", afirmou uma enfermeira à AFP. "Temo que não vamos conseguir salvar todos", disse.

Quase 20 residências próximas sofreram incêndios após a deflagração (Foto: Reprodução)

 "As pessoas têm queimaduras em mais de 60% da superfície corporal", disse o doutor Calhil Turenne, que contou 40 feridos graves e dois mortos no hospital.

Diante da situação de emergência, o primeiro-ministro também anunciou a instalação de hospitais de campanha "para oferecer a atenção necessária para as vítimas desta terrível explosão".

Fonte: AFP/UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES