Espanhola que sobreviveu a três guerras é a pessoa mais velha do mundo

María Branyas Morera é a pessoa mais velha do mundo.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

María Branyas Morera tem 115 anos e 328 dias e agora é confirmada como a pessoa viva mais velha do mundo, segundo um comunicado de imprensa do Guinness World Records divulgado na quinta-feira (26).

O título foi concedido após a morte da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, falecida em 17 de janeiro. “Estou velha, muito velha, mas não sou idiota”, diz a biografia de María Branyas Morera no Twitter.

Espanhola que sobreviveu a três guerras é a pessoa mais velha do mundo (Foto: Reprodução)

Em uma série de tweets em catalão no sábado (21), María Branyas Morera disse estar “surpresa e grata” pelo interesse gerado em se tornar a pessoa viva mais velha do mundo, mas que os últimos dias foram “estressantes” e que ela não daria mais entrevistas.

“Preciso de paz e sossego. (…) Moro na Residência Tura há 22 anos e não quero que o dia a dia dos residentes ou dos funcionários que nos atendem mude”, tuitou.

De acordo com o Guinness World Records, María Branyas Morera nasceu em San Francisco, Califórnia, em 4 de março de 1907, um ano depois que seus pais imigraram para o país. Oito anos depois, eles decidiram voltar para a Espanha, onde se estabeleceram na Catalunha.

Maria chamou a região de lar desde então. Ele mora na mesma casa de repouso – a Residencia Santa María del Tura – há 22 anos.

“Ela está bem de saúde e continua surpresa e grata pela atenção que este aniversário gerou”, disse a casa em um comunicado na quinta-feira.

María  sobreviveu às Guerras Mundiais, à Guerra Civil Espanhola, à pandemia de gripe espanhola e à Covid-19. O Guinness World Records diz que ela contraiu o vírus algumas semanas depois de comemorar seu 113º aniversário, mas se recuperou totalmente em poucos dias.

Maria tem três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES