Manifestantes fazem novo ato contra cortes na educação

A última paralisação, que ocorreu no dia 15 de maio, na capital e demais estados do país, foi tida como um “esquenta” para a que ocorreu nesta quinta-feira (30)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu, na manhã da quinta-feira (30), na Praça da Liberdade, centro de Teresina, um novo manifesto da Greve Nacional da Educação. Movimentos estudantis, professores, centrais sindicais e população em geral saíram pelas ruas por volta das 8h30, com objetivo de protestar contra o corte de verbas das universidades e institutos federais e também contra a Reforma da Previdência.

Muitos cartazes levados por estudantes, denunciavam desigualdade e a falta de investimento na educação. Alguns deles criticavam os argumentos do presidente Jair Bolsonaro e pronunciamentos do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para os cortes nas verbas das instituições de ensino.

Crédito: José Alves Filho

A última paralisação, que ocorreu no dia 15 de maio, na capital e demais estados do país, foi tida como um “esquenta” para a que ocorreu nesta quinta-feira (30), que convoca para a Greve Geral no dia 14 de junho. Em Teresina, a quantidade de pessoas na paralisação foi menor que a do ato anterior, do dia 15 de maio. Pelo menos 52 entidades ligadas à educação participaram do ato público, que teve a expressiva presença de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Diante do corte de 30%, o reitor da instituição, Arimateia Dantas, anunciou, em uma coletiva de imprensa, que a universidade vai enfrentar dificuldades para concluir o ano.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) também se mobilizou e estava na linha de frente do ato. Nessa paralisação, o docente e servidor José Martins protestou contra a reforma da Previdência. "Essa reforma vem para acabar com a aposentadoria dos trabalhadores e sou contra. Ela é uma retirada dos direitos brasileiros no geral, principalmente dos mais jovens", mencionou. 

Um dos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) emitiu seu posicionamento. "Somos contra o corte da educação. Já que o MEC não quis nos ouvir, estamos aqui concentrados para reivindicar nas ruas para mobilizar a população sobre nosso direito", disse.

Crédito: José Alves Filho

O diretor de Comunicação do Sinte-PI, João Correia, mobilizou a categoria dos trabalhadores da Educação para apoiar o movimento. "Nós, do sindicato, estamos aqui sendo solidários aos estudantes e apoiando todos os movimentos. Não existe educação sem estudante e sem recursos públicos. Com isso, estamos nas ruas e somos contra os cortes na educação que o governo está implementando", relata.

Crédito: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES