Morre o Major Curió, que combateu a Guerrilha do Araguaia na ditadura

O oficial do Exército foi responsável por comandar a repressão à Guerrilha do Araguaia na ditadura militar.

Morre o Major Curió, que combateu a Guerrilha do Araguaia na ditadura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura morreu aos 87 anos, no hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira (17). Natural de Minas Gerais, ele era mais conhecido como Major Curió. A informação da morte foi confirmada pela assessoria do hospital. 

O oficial do Exército foi responsável por comandar a repressão à Guerrilha do Araguaia na ditadura militar, e foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por homicídio e ocultação de cadáveres durante o combate à guerrilha.

Vida política

Em 1982, Curió foi eleito deputado federal pelo Pará. Em 2000, ele foi eleito prefeito de Curionópolis, no Pará, assumindo o mandato em 2001.

Morre o Major Curió, que combateu a Guerrilha do Araguaia na ditadura (Foto: Reprodução)Guerrilha e Serra Pelada

Major Curió foi o oficial do Exército que comandou ao movimento contrário à ditadura militar. O combate entre guerrilheiros e militares ocorreu na divisa dos estados de Goiás, Pará e Maranhão, deixando mortos 67 opositores à ditadura.

Curió e os militares subordinados a ele chegaram a matar pessoas mesmo estando rendidas e sem apresentar resistência a eles.

Em maio de 1980, ele foi designado pelo regime militar interventor em Serra Pelada (PA). Na ocasião, se tornou a única autoridade civil e militar da região. Curió proibiu a entrada de mulheres, cachaça e armas na zona de trabalho. O revólver dele, como costumava dizer, era o que "cantava mais alto".

Em 2009, ao jornal "O Estado de S. Paulo", Curió afirmou que o Exército executou 41 pessoas no Araguaia. Em 2020, o militar foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em encontro no Palácio do Planalto, em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES