Morte de bebê no Hospital do Buenos Aires não foi por negligência, diz FMS

A situação é investigada pelo CRM Piauí, que interditou o local por falta de insumos hospitalares, profissionais da saúde e pela ausência do diretor-geral da unidade de saúde.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclareceu na tarde desta quinta-feira (01), que o bebê que faleceu na maternidade do Hospital de Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, não foi vítima de negligência por parte da equipe de saúde. A situação é investigada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM), que interditou o local por falta de insumos hospitalares, profissionais da saúde e pela ausência do diretor-geral da unidade de saúde.

Em nota, a FMS destacou que o caso se tratava de uma gestação de risco pela prematuridade extrema (24 semanas), e que a mãe não passou por pré-natal. “Mesmo a maternidade não sendo para tal caso - que devem ser atendidos na Evangelina Rosa - o bebê foi prontamente atendido pela equipe médica e de enfermagem, e não sobreviveu devido à prematuridade, caso que teria o mesmo desdobramento independente do local em que fosse atendido”, esclareceu a fundação. 

Morte de bebê no Hospital do Buenos Aires não foi por negligência, diz FMS (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Além disso, apesar da interdição ética, a FMS informou que tomou as providências necessárias para manter o atendimento aos pacientes em outros hospitais e maternidades. A interdição ocorre inicialmente por 60 dias e é decorrente das vistorias realizadas pelo Conselho nos dias 27 de outubro e 30 de novembro deste ano, onde fiscais identificaram falta de neonatologistas e medicamentos.

Os pacientes estão sendo direcionados para três hospitais da zona Norte, o Hospital Ozeas Sampaio, bairro Matadouro; Hospital da Primavera e Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi. No caso de atendimento as gestantes, a orientação é que as pacientes sejam direcionadas à outras maternidades da cidade.

Morte de bebê no Hospital do Buenos Aires não foi por negligência, diz FMS (Foto: Divulgação)

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou sobre os procedimentos nessa situação. “Como a rede de saúde pública municipal tem vários hospitais, nesse momento os demais hospitais da região Norte estão recebendo os pacientes e já providenciamos reforço na equipe de profissionais para garantir a prestação dos serviços. Quanto às demais demandas já estamos providenciando para que o Hospital do Buenos Aires retorne as atividades o mais breve possível”, declara.

Fiscalização do CRM

Na última fiscalização realizada na quarta-feira (30), foram identificados os mesmo problemas, ausência frequente de soro fisiológico levando a transferências de pacientes, falta de administração e medicações que dependem da solução, tratamento inadequado de pacientes (necessidade de volume para tratamento eficaz sem realização por falta da solução), falta de tubo orotraqueais em estoque tamanho 7.5 e 8.0 (os mais usados em adultos). 

Hospital do Buenos Aires foi interditado pelo CRM Piauí (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Foi identificado também a ausência de algumas medicações analgésicas e antibióticos, escala de neonatologia incompleta comprometendo a segurança dos recém-nascidos da maternidade, aparelhos de fototerapia antigos e com baixa eficiência, falta de luvas de procedimento em tamanho pequeno e médio, entre outros fatos enumerados no relatório técnico do CRM-PI.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES