Neste sábado (3) tem vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Marques, solicita que todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste levem seus animais

Neste sábado (3) tem vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza, neste sábado (3), mais de 130 postos de vacinação contra a raiva para cães e gatos, além de um ponto de vacinação drive thru no Piauí Center Moda, no bairro Redenção.

Essa é a segunda e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva na zona urbana de Teresina e acontece das 8h às 17h, em diversos pontos de vacinação espalhados pelas zonas Sul e Sudeste.

Neste sábado (3) tem vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste

A lista dos locais está disponível no site https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos, além de informações como endereço e um link para acesso pelo google maps.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Marques, solicita que todos os tutores de cães e gatos das zonas Sul e Sudeste levem seus animais a um dos postos de vacinação. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. A vacina protege o animal e também as pessoas que podem ser contaminadas por um animal infectado”, explica o gestor. Ele destaca a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Conforme dados da FMS já foram vacinados 72.753 animais das zonas Norte e Leste no último sábado, 26, totalizando 86,58% de cobertura vacinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES