Piauí pode se tornar referência para o Brasil em Governo Digital, diz ATI

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI fez reunião de trabalho com gestores de TI dos maiores órgãos e secretarias do governo.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A transformação digital já é uma realidade no Piauí e, nesta terça-feira (21), a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) realizou uma reunião de trabalho com os gestores de Tecnologia da Informação dos maiores órgãos e secretarias do governo e com representantes da empresa RW3, responsável pela tecnologia a ser utilizada no Piauí para a implantação do Governo Digital.

O objetivo é apresentar aos profissionais de TI as ferramentas a serem disponibilizadas dentro do Governo Digital, onde serão incluídos serviços vitrine de cada órgão.

O Piauí pode se tornar referência para o Brasil em Governo Digital, diz ATI (Foto: Divulgação)

“Estamos reunidos na ATI com os principais desenvolvedores de sistemas do estado e com a equipe da empresa RW3. Estamos avançando com esse trabalho para a implantação do Governo Digital e, muito em breve, o cidadão terá à disposição um grande portal com uma vasta carta de serviços públicos ofertados de forma digital. É a tecnologia permitindo que as pessoas tenham amplo acesso aos serviços modernos, evitando filas e deslocamento”, explicou o diretor da ATI, Ellen Gera.

Durante agenda no Piauí, Laura de Paula, representante da empresa RW3, faz uma avaliação dos avanços no processo de tecnologia no Piauí, ressaltando as possibilidades do estado em se tornar referência nacional.

“O Piauí vem avançando bastante no trabalho para a implantação do Governo Digital. Percebemos o esforço das equipes e o engajamento do Governo para que o cidadão seja beneficiado quanto antes. Somos parceiros da Estônia e estamos trazendo para o Piauí a tecnologia e a metodologia utilizada lá. Nós acreditamos muito no Piauí, parabenizamos a agilidade em todos os processos e afirmamos que esse estado tem grandes possibilidades de se tornar referência em Governo Digital para o Brasil”, concluiu Laura.

O Piauí pode se tornar referência para o Brasil em Governo Digital, diz ATI (Foto: Divulgação)

O que é o Governo Digital?

Governo Digital é a oferta de serviços públicos por meio de plataformas virtuais, que possibilita ao cidadão acessá-las por meio de um celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem precisar sair de casa. É uma forma prática e moderna de fazer a gestão pública com o uso de soluções digitais, visando benefícios às pessoas.

Avanços no Piauí

O Governo do Estado criou o Conselho de Transformação Digital, envolvendo vários órgãos da administração pública estadual para unir esforços em prol da implantação do Governo Digital. 

A solução tecnológica a ser utilizada no estado é a mesma já implantada com sucesso no governo da Estônia, país que conta com 99% de todos os serviços governamentais oferecidos de forma on-line, 98% das prescrições médicas são emitidas digitalmente e 99% da população possui identificação eletrônica. Ainda neste mês de março, uma comitiva do Governo fará visita técnica ao país europeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES