Piauí totalmente Conectado até 2022 através de parceria público-privada

Meta contratual é de universalizar a conexão de fibra óptica de banda larga em todo o Estado até 2022

piaui conectado | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Piauí Conectado é o primeiro projeto de parceria público-privada (PPP) do Brasil em conectividade. O modelo deve ser copiado em nove Estados do Consórcio Nordeste com o projeto Nordeste Conectado. Recentemente, no Mato Grosso do Sul, um projeto de PPP semelhante começou a aflorar por lá, nos mesmos moldes do pioneirismo piauiense.

A PPP de conectividade "previu" uma catástrofe global. A pandemia do novo coronavírus impôs a necessidade da internet tanto para a saúde como para a educação. E a Piauí Conectado estava lá. 

Ate 2022, Piauí estará completamente conectado - Fotos: Divulgação/Luis Mota

"De repente, tivemos que nos adaptar a uma realidade totalmente diferente, em razão da crise causada pela pandemia da Covid-19. E nesse momento, a tecnologia oferecida pela Piauí Conectado foi fundamental para que escolas, hospitais, delegacias e outras instituições da Administração Pública Estadual continuassem atendendo a população com agilidade", lembra Emerson Silva, diretor-presidente da PPP. 

Ao todo, 164 dos 224 municípios piauienses já são atendidos com rede de fibra óptica. A previsão é que o Estado esteja totalmente conectado em 2022. 'Nosso trabalho se intensificou com a pandemia. Além da construção da rede de fibra óptica que está levando internet banda larga para todos os municípios, disponibilizamos para todos os órgãos estaduais", explica. 

Centro de Controle e Operação da Piauí Conectado

Serviços são oferecidos de forma digital

A população também é beneficiada com ações de cidadania e pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados em todo o Piauí. "Realizamos uma série de ações sociais que ajudaram milhares de piauienses prejudicados pela crise. Dentre elas, podemos destacar a parceria com a Caixa Econômica Federal no atendimento aos cidadãos beneficiários do auxílio emergencial. Com o nosso apoio, mais de um milhão de atendimentos foram realizados durante os primeiros seis meses de oferta do benefício", lembra Emerson.

Projeto disponibiliza internet gratuita em pontos públicos do Piauí

Para Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, a Piauí Conectado, uma PPP gerenciada pelo Governo do Estado do Piauí, permite que diversos serviços sejam oferecidos de forma digital. "Queremos que a rede seja usada o máximo possível pelas pessoas. A rede de fibra é o caminho, é a estrutura para levar conexão de qualidade. Queremos atender as pessoas nas cidades onde elas moram. Queremos fazer isso através da telemedicina, por exemplo", aponta.

Humanização do projeto e transformações sociais

Os benefícios da Piauí Conectado transcendem os postes de fibra óptica. A Cisco Academy, que oferece cursos gratuitos na área de tecnologia da informação (TI), já qualificou mais de 5 mil piauienses para o mercado de trabalho. 

População tem acesso a internet de qualidade gratuitamente 

Cristiane Ribeiro é uma delas. Egressa da rede pública, ela ganhou uma oportunidade na Piauí Conectado e hoje integra o time de funcionários. "O curso realmente agrega muitos conhecimentos e estou contente em ter terminado e pelas oportunidades que isso proporciona", revela. 

Ao todo, a Piauí Conectado injeta mais de R$396 milhões em investimentos privados no Estado.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES