Piauiense que tirou 1000 na redação do Enem passa em 2º lugar para medicina

Ana Carolina Angelim Damasceno vai estudar no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A jovem Ana Carolina Angelim Damasceno, 20 anos, que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aprovada em 2º lugar no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (28), no site do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Carolina é egressa do Instituto Dom Barreto, escola da rede privada da capital, e vai estudar no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. A média das cinco notas da estudante, uma de cada área do conhecimento e redação, foi de 818.41 pontos.

Piauiense que tirou 1000 na redação do Enem passa em 2º lugar para medicina (Foto: Redes sociais)Além de estar entre as 19 redações nota mil no Enem 2022 em todo o Brasil, ela também teve um alto  desempenho nas demais áreas de conhecimentos exigidas pelo certame e chegou perto de acertar todas as questões de "Matemática e suas Tecnologias", com 950 pontos.

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ana Carolina conquistou 768,8 pontos; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, foram 701,2 e Ciências Humanas e suas Tecnologias, a jovem tirou 699,9.

Rotina de estudos era intensa

Ana Carolina estuda há três anos para passar no vestibular e acompanhar o sonho que nutre desde a infância: cursar medicina. Para manter o foco no Enem, a jovem revelou que se afastou das distrações tecnológicas e ficou seis meses sem acesso ao celular.

O smartphone da estudante quebrou no mês de junho e, disposta a adotar todos os meios para não tirar os olhos dos estudos, ela tomou a decisão radical de ficar sem o aparelho durante o período de preparação.

O professor de Redação do Instituto Dom Barreto, Samuel Sousa, disse que Ana Carolina era aplicada em sala de aula e cumpria muito bem as orientações essenciais para construção de uma boa dissertação argumentativa.

“A Carol era uma aluna muito presente em sala e produziu muitas redações durante o ano. A regularidade é um ponto importantíssimo para quem quer atingir a nota mil. A avaliação da Redação do Enem está cada ano mais rigorosa e a Carol conseguiu quebrar o jejum de redações com nota máxima no Piauí, uma conquista que deve ser muito comemorada”, disse.

Tema da Redação foi abordado em sala de aula

O professor Samuel revelou que o tema da redação do Enem, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", foi trabalhado em sala de aula. “Ao longo do ano, sempre trabalhamos temas focando em todo o histórico do enem e, especialmente em 2022, trabalhamos a violência contra povos ciganos e indígenas, dois temas que realmente o Enem cobrou”, falou.

Samuel também compartilhou algumas dicas para quem está se preparando para o Enem 2023. “No processo de preparação para a Redação do Enem, é muito importante que o aluno entenda que a redação é um ponto de convergência entre as disciplinas. O aluno precisa de um bom arcabouço de repertórios socioculturais produtivos e, acima de tudo, toda semana, ele deve fazer pelo menos uma ou duas redações. É uma soma de fatores: foco do aluno na preparação semanal escrevendo textos, corrigindo as redações e recebendo as estratégias necessárias do professor”, contou.

Resultado do Sisu

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 foi divugado nesta terça-feira (28), no site oficial do processo seletivo. Para acessá-lo, é necessário fazer o login da conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

A matrícula ou o registro acadêmico deverá ser feito pelo candidato entre os dias 2 e 8 de março, na instituição para a qual foi selecionado. Caberá à instituição indicar, via edital, dias, horários e locais para o atendimento aos candidatos.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES