Potencialidades de sete municípios serão inventariadas

Potencialidades de sete municípios serão inventariadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um conv?nio firmado nesta quinta-feira (27), no audit?rio do Pal?cio Piraj?, entre Universidade Estadual do Piau? (Uespi), Secretaria do Turismo (Setur) e Empresa de Turismo do Piau? (Piemtur) vai possibilitar a realiza??o de um trabalho inovador em sete munic?pios do Piau?. Ser? feito um invent?rio das potencialidades tur?sticas dos munic?pios de Palmeirais, Jos? de Freitas, Monsenhor Gil, Lagoa do Piau?, Uni?o, Altos e Campo Maior.

De acordo com o secret?rio do Turismo, S?lvio Leite, alguns prefeitos j? haviam solicitado ajuda para a realiza??o desse levantamento, e agora, com a parceira do curso de turismo da Uespi, isso ser? poss?vel. ?Vamos atender inicialmente esses sete munic?pios, que fazem parte da Rede Traf, que trabalha o turismo rural. Depois, vamos fazer esse mesmo trabalho em munic?pios com potencial religioso, arquitet?nico, de forma que podemos fazer um planejamento tur?stico para cada regi?o?, diz o secret?rio.

A coordenadora do curso de turismo da Uespi, Ana Ang?lica Costa, explica que esse trabalho de pesquisa nos munic?pios j? faz parte do curso e que os alunos j? haviam iniciado um levantamento em Monsenhor Gil. ?Estamos com cerca de 40 alunos realizando esse trabalho, que agora ser? acompanhado, tamb?m, pelos ?rg?os de turismo do Estado. A coleta de dados ? feita pelos alunos, com metodologia estipulada pelo Minist?rio do Turismo e Embratur; ap?s os levantamentos, ser? feito o relat?rio pelos tr?s parceiros e encaminhado ao minist?rio?, explica a professora.

Luciane Ferreira, aluna do 6? per?odo do curso de turismo da Uespi, faz parte do grupo que est? visitando Monsenhor Gil. ?J? estivemos em Monsenhor Gil fazendo os primeiros levantamentos de pontos tur?sticos, infra-estrutura existente, vias de acesso e sinaliza??o; a partir da?, apontaremos um diagn?stico do local", diz. "Estamos descobrindo peculiaridades, como o fato de a cidade ser dividida basicamente entre duas fam?lias, possuir um centro formado por belos casar?es, existirem fazendas que conservam a produ??o de cacha?a e caju?na utilizando engenhos, o que possibilita uma viagem na nossa historia?, conta a estudante.

Al?m do conv?nio com o curso de turismo, S?lvio Leite prop?s uma parceira com o Departamento de Jornalismo para que seja produzido um programa na ?rea do turismo e que seria exibido em parceria com a TV Assembl?ia.

A reitora da Uespi, Val?ria Madeira, falou da import?ncia dessa parceria e disse que a institui??o est? pronta para os pr?ximos trabalhos em conjunto. ?Ficamos felizes com esse interc?mbio que os alunos ter?o com os ?rg?os do Estado gestores do turismo. Como professora, sempre dizia para meus alunos buscarem mais do que ? ensinado em sala de aula, e essa ? uma grande oportunidade?, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES