Profissionais da Educação se preparam para início das aulas na rede pública

O evento iniciou na segunda-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prof. João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte)

O evento iniciou na segunda-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prof. João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os profissionais que fazem a rede estadual de educação estão reunidos para um momento essencial, o planejamento dos próximos 200 dias letivos, durante a Semana Pedagógica 2023, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O evento iniciou na segunda-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prof. João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte), de forma híbrida, presencial e virtual, por meio da transmissão pelo Canal Educação.

Nessa quarta-feira (25), a primeira etapa da Semana Pedagógica encerrou com os profissionais da educação recebendo orientações sobre o funcionamento da Semana Pedagógica nas Escolas, que ocorrerá na próxima semana, antes do início das aulas. Também dialogaram sobre o Calendário Anual PPaic, a Instrução de Normativa do Ensino Fundamental; o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Conselho de Classe e Sistema de Avaliação.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou, de forma on-line, das atividades e falou sobre a importância de projetar os dias letivos indicando os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

“A Semana Pedagógica é o momento de trocar as experiências entre as gestões escolares quanto ao planejamento do ano letivo em uma programação com temas diversos quanto à gestão de pessoas e do trabalho cotidiano. Temos prioridades como elevar a educação do Piauí aos primeiros lugares em todos os índices educacionais, em especial do Ideb do ensino médio; expandir o modelo de ensino integral junto à educação profissional; fortalecer o regime de parceria com os munícipios com foco na alfabetização na idade certa, que é uma prioridade para a gestão; e a transformação digital da gestão, ampliando o uso da tecnologia no ensino. Queremos criar um ecossistema de colaboração entre todos os atores, alinhado com as nossas metas principais”, detalhou Bandeira.

Profissionais da Educação se preparam para início das aulas na rede pública - Foto: Ascom

A transformação digital no ensino também foi um dos temas avaliados pelo superintendente de Educação Básica da Seduc, Antônio Amaral. Na oportunidade, ele apresentou a dra. Maria del Pilar de Miguel Ortega, pesquisadora do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI | Brazil) da Espanha no Brasil, que está conhecendo os modelos de inclusão digital na educação brasileira.

“Entre as prioridades da gestão, está o fortalecimento de tecnologia da informação no ensino dentro das abordagens pedagógicas, no sentido de ampliar a conectividade nas escolas para promover a inclusão digital dos alunos e ferramentas inovadoras de aprendizagem eficientes. Pensando esta oportunidade, convidamos a professora Pilar para detalhar sua experiência enquanto inclusão do recurso de ensino tecnológico mediado dos professores para os estudantes”, informou o superintendente Antônio Amaral.

A pesquisadora espanhola destacou a importância de investir na inserção da tecnologia nas metodologias de ensino e o estudo para intercâmbio entre os países das práticas de ensino. “Trabalhamos para fomentar a pesquisa entre os países e a comunidade de Madrid e o Piauí se mostra como um estado que tem muitas possibilidades para desenvolvermos colaborações no âmbito da pesquisa com a Espanha e outros países, quanto ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que utilizem a tecnologia como recurso de ensino dos estudantes. É uma oportunidade maravilhosa de poder colaborar a nível de ensino secundário (ensino médio) e a comunidade de Madrid está interessada neste tipo de troca de experiências”, relatou Maria del Pilar. 

Continuidade da Semana Pedagógica

A execução da Semana Pedagógica da rede estadual de ensino ocorre, de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, em momentos distintos, conforme explica a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

“Entre os dias 23 e 25 de janeiro tiveram as formações híbridas, com público presencial e on-line, entre as equipes das superintendências e diretoria de ensino e os gestores regionais. Nos dias 26 e 27 de janeiro, as gerências farão um desdobramento do que apresentamos com as escolas de sua jurisdição. A Semana Pedagógica é realizada no núcleo escolar de 30 de janeiro até 3 de fevereiro”, comentou a diretora.

Profissionais da Educação se preparam para início das aulas na rede pública - Foto: Ascom

A rede estadual tem a previsão do início do ano letivo para 6 de fevereiro, após a equipe da direção e o corpo docente da escola trabalharem sua organização nas atividades de planejamento do ano letivo.

Além dos gestores presentes no auditório, participaram da Semana Pedagógica de forma on-line mais de 500 profissionais por meio de transmissão simultânea, tendo entre os dias 23 e 25 mais de 6 mil visualizações no canal do YouTube do Canal Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES