Próximo trimestre deve ter chuvas acima da média no Piauí, aponta Semar

Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí.

Chuva no Piauí | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão de chuvas para os meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 sugere maior probabilidade de volumes entre a faixa normal e acima da faixa normal. Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí. É o que aponta a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

O órgão divulgou, nesta semana, a tendência climática para o estado do Piauí no próximo trimestre (dez/jan/fev) e indicou maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem na categoria de normal a acima da faixa normal climatológica em grande parte do estado.

Situação favorável para chuvas no Piauí | FOTO: Raíssa Morais

"A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre DJF/2023 indicam para o Piauí, maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no sudeste, sudoeste e centro-norte. No norte do estado, as chuvas devem ficar dentro da faixa normal para o período DJF/2023.", informou o documento. 

O relatório também traz uma visão dos últimos dois meses, apontando que no mês de outubro de 2022, foram registradas chuvas acima da média histórica no Piauí. Até a segunda quinzena de outubro de 2022, as chuvas aconteceram dentro dos padrões normais para a época, porém, a última semana foi marcada por condições indutoras de chuvas, culminando em resultado acima da climatologia histórica.

Tendência de precipitação no Piauí na faixa de normal a acima do normal | FOTO: Reprodução/SEMAR

Em novembro, as chuvas comportaram-se acima da faixa normal climatológica em todas as regiões do Piauí. 

Em entrevista ao Meionorte.com, a climatologista da Semar, Sônia Feitosa, fez uma análise sobre 2022 e afirmou que este ano deve registrar mais chuvas que em 2021. Ela explicou o motivo.

"Desde 2021 nossas chuvas têm sido satisfatórias, induzidas por sistemas atuantes durante as estações das chuvas, mas a La Niña contribuiu até agora. As chuvas atuais, desses dias, são devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cujo corredor de umidade produz chuvas expressivas. O período chuvoso está no tempo certo para no sul do estado. As chuvas, agora, no norte é que estão adiantadas", explicou.

Temperatura

O relatório também destaca que no decorrer do próximo trimestre, a previsão climática sazonal sinaliza que a temperatura do ar pode ocorrer entre normal a acima da faixa normal climatológica no sul e centro-norte do Piauí. Nas demais áreas, a temperatura do ar deve ficar dentro da faixa normal climatológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES