SEÇÕES

Próximo trimestre deve ter chuvas acima da média no Piauí, aponta Semar

Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão de chuvas para os meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 sugere maior probabilidade de volumes entre a faixa normal e acima da faixa normal. Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí. É o que aponta a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

O órgão divulgou, nesta semana, a tendência climática para o estado do Piauí no próximo trimestre (dez/jan/fev) e indicou maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem na categoria de normal a acima da faixa normal climatológica em grande parte do estado.

Situação favorável para chuvas no Piauí | FOTO: Raíssa Morais

"A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre DJF/2023 indicam para o Piauí, maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no sudeste, sudoeste e centro-norte. No norte do estado, as chuvas devem ficar dentro da faixa normal para o período DJF/2023.", informou o documento. 

O relatório também traz uma visão dos últimos dois meses, apontando que no mês de outubro de 2022, foram registradas chuvas acima da média histórica no Piauí. Até a segunda quinzena de outubro de 2022, as chuvas aconteceram dentro dos padrões normais para a época, porém, a última semana foi marcada por condições indutoras de chuvas, culminando em resultado acima da climatologia histórica.

Tendência de precipitação no Piauí na faixa de normal a acima do normal | FOTO: Reprodução/SEMAR

Em novembro, as chuvas comportaram-se acima da faixa normal climatológica em todas as regiões do Piauí. 

Em entrevista ao Meionorte.com, a climatologista da Semar, Sônia Feitosa, fez uma análise sobre 2022 e afirmou que este ano deve registrar mais chuvas que em 2021. Ela explicou o motivo.

"Desde 2021 nossas chuvas têm sido satisfatórias, induzidas por sistemas atuantes durante as estações das chuvas, mas a La Niña contribuiu até agora. As chuvas atuais, desses dias, são devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cujo corredor de umidade produz chuvas expressivas. O período chuvoso está no tempo certo para no sul do estado. As chuvas, agora, no norte é que estão adiantadas", explicou.

Temperatura

O relatório também destaca que no decorrer do próximo trimestre, a previsão climática sazonal sinaliza que a temperatura do ar pode ocorrer entre normal a acima da faixa normal climatológica no sul e centro-norte do Piauí. Nas demais áreas, a temperatura do ar deve ficar dentro da faixa normal climatológica.

Veja Também
Tópicos