Reflorestar mentes e corações; por José Osmando Araújo

Brasil presenciou um dos mais significativos momentos de sua recente história: a posse de Sônia Guajajara como a primeira titular do Ministério dos Povos Indígenas

À frente da pasta dos Povos Indígenas, Guajajara entra para história ao se tornar a primeira indígena a chefiar um ministério. | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo

Na quarta-feira passada, 11 de Janeiro, três dias após os atos terroristas que culminaram com o golpe que ocupou e depredou os palácios-sedes dos três poderes da República, em Brasília, o Brasil presenciou um dos mais significativos momentos de sua recente história: a posse de Sônia Guajajara como a primeira titular do Ministério dos Povos Indígenas, e de Anielle Franco, como Ministra da Igualdade Racial. 

Digo isso, porque entendo que, ao lado do desemprego e da fome que atinge milhares de brasileiros, são essas as maiores desgraças nacionais. Secularmente, os povos indígenas e os negros são os segmentos de nossa população mais atingidos pelo preconceito, pelo desrespeito, pelo descaso, pela usurpação, pela violência e mortes.

À frente da pasta dos Povos Indígenas, Guajajara entra para história ao se tornar a primeira indígena a chefiar um ministério.

NOVO TEMPO 

Em seu vigoroso e corajoso discurso de posse, após enumerar os graves problemas causados às populações indígenas brasileiras, como a intoxicação gerada por mercúrio dos garimpos, pelos agrotóxicos das grandes lavouras, os crescentes desmatamentos, as invasões ilegais de suas terras por garimpeiros, as condições degradantes de saúde e saneamento e a violência que já matou centenas de indígenas, Sônia Guajajara cravou uma frase que constitui verdadeiro símbolo desse novo tempo que se inicia:

“É hora de reflorestarmos mentes e corações rumo a uma Democracia do Bem Viver de todos os brasileiros e brasileiras.”

APELO

Seu apelo ao reflorestamento de mentes e corações tem bastante significado, num momento em que o Brasil passa por grave crise de desagregação, de amarga intolerância, de ódio e violência. O que se viu em Brasília no dia 8, é o soberbo reflexo de um grupo fanatizado, vitimado pela quebra do respeito imposta por um governo, recente, que governou para um pequeno grupo e forneceu espaço para que a extrema direita assumisse postura de mando, numa forma perversa de enxergar o país.

Isso tudo, me parece, tem a ver com a crescente aproximação dos militares da política, por meio transverso, fazendo diminuir o propósito social tradicional das Forças Armadas, com grave e marcante modificação de suas funções. 

Tirando proveito do que nos recomenda a Ministra dos Povos Indígenas, penso que é hora de mentes e corações dos militares serem agora ocupados por missões relevantes e humanitárias, como no passado foram capazes de realizar. Além de missões internacionais marcantes, como as realizadas em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano, que ajudam a consolidar o nome do Brasil no exterior e fortalecê-lo junto à ONU, as nossas fronteiras e a própria Amazônia são destinos naturais para que nossos militares ponham em prática o seu caráter social, na estratégia de consolidação de um projeto de Nação.

MISSÃO IMPORTANTE

Além do que, dedicar-se à ciência, tecnologia e inovação, como maneira de renovar e atualizar as Forças Armadas, sobretudo  Marinha e  Aeronáutica, penso ser uma missão importante para os militares brasileiros, retirando-os da influência e dos privilégios a que foram submetidos nesse último governo, e devolvendo-os ao seu verdadeiro caráter institucional. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES