Saques do 'dinheiro esquecido' começam amanhã pelo Banco Central

Página para conferir resgate de dinheiro foi reativada na última terça-feira (28) pelo Banco Central

Saques do 'dinheiro esquecido' começam amanhã pelo Banco Central | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O resgate de dinheiro esquecido em instituições financeiras poderá ser feito a partir desta terça-feira (7), por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a sacar, segundo o BC.

Os pedidos de resgate poderão ser feitos a partir das 10h. Cabe a cada beneficiário acessar o sistema e solicitar a transferência dos valores. As consultas iniciais, que mostram se o beneficiário tem ou não dinheiro a receber, começaram na última terça (28).

Saques do 'dinheiro esquecido' começam amanhã pelo Banco Central - Foto: Reprodução

Como consultar

O Banco Central ressalta que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques. Será permitido o resgate dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.

Dicas para não cair em golpes

A primeira dica para não cair em golpes se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o BC orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links.

Esses links, informa a instituição, roubam senhas em redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões no celular.

Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais da instituição, e não por meio de aplicativos de mensagens ou SMS.

Confira, abaixo, mais dicas para não cair em golpes:

  • O Banco Central não envia links e não entra em contato com os clientes para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
  • Ninguém está autorizado a entrar em contato com os clientes em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos.
  • O único site para saber informações sobre valores a receber é https://valoresareceber.bcb.gov.br/.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES