Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios

TeleNordeste está atuando na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às crônicas.

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a ampliação dos serviços do TeleNordeste para todos os territórios de saúde do Piauí.  Atualmente, o programa de Telemedicina está implantado no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, e beneficiam 26 cidades. 

De acordo com a Sesapi, em 03 meses de implantação do serviço 646 consultas foram realizadas e 907 teleconsultas estão agendadas para ocorrerem no decorrer dos próximos dias. 

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios (Foto: Divulgação / Sesapi)“Percebemos o quão efetiva foi a receptividade da população para este serviço, no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, que está recebendo um atendimento especializado mais próximo de casa. Com isso, realizamos esta solicitação para o ministério e ao Conass para que possamos ampliar para os outros 10 territórios de saúde do Piauí”, explica o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

As equipes de saúde vêm oferecendo serviços consistentes de alta qualidade, resolubilidade e segurança na operação das unidades de saúde da localidade, além do aumento na segurança assistencial com benefício para o paciente através da redução no tempo de espera para atendimento e otimização na jornada do cuidado aumentado da efetividade operacional. 

“Queremos proporcionar este serviço a mais piauienses, pois já está comprovado que o atendimento remoto, com um quantitativo maior de especialistas, que realizam consultas simultaneamente, independentemente do espaço físico disponível na unidade de saúde, tem sua capacidade  produtiva aumentada exponencialmente, e beneficiando mais pessoas que não precisam se deslocar até a capital para ter acesso a uma consulta com especialista, além de ajudar a desafogar nossa fila de espera”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

TELENORDESTE

As consultas de telemedicina são uma parceria entre a Sesapi e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), através do projeto TeleNordeste, que está atuando diretamente na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às condições crônicas, culminando no oferecimento de teleconsultorias por especialistas dos hospitais. 

“O Projeto Consulta Triangulada, que acontece entre o médico da atenção primária, o paciente e o especialista, está implantado no Piauí há três meses, tendo a cidade de Floriano como pólo. Para este serviço, o médico dentro do Piauí, se comunica on line com especialistas de diversas áreas, sendo o hospital de referência do Piauí, a Beneficência Portuguesa, em São Paulo. E quando o paciente precisa de uma consulta com um especialista, o atendimento é agendado”, destaca Herlon Guimarães. 

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios (Foto: Divulgação / Sesapi)As especialidades ofertadas pela Sesapi, através do TeleNordeste são: Cuidados paliativos, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Neurologia (adulto e pediátrica), Psiquiatria (adulto e pediátrica), Pneumologia e Reumatologia.

“Estamos levando, por meio da tecnologia, áreas da medicina, que antes era difícil de encontrar um profissional para atender no interior, para mais perto da população. Hoje, conseguimos que o médico em uma Unidade Básica de Saúde faça um atendimento cardiológico, dermatológico, dentre outras especialidades, como neurologia pediátrica, e isso nos ajuda a diminuir nossa fila da regulação. E, ao longo desses três meses de implantação, já conseguimos diminuir o tempo de espera por consultas especializadas”, ressalta o secretário, Neris Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES