SEÇÕES

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios

TeleNordeste está atuando na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às crônicas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) solicitou ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a ampliação dos serviços do TeleNordeste para todos os territórios de saúde do Piauí.  Atualmente, o programa de Telemedicina está implantado no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, e beneficiam 26 cidades. 

De acordo com a Sesapi, em 03 meses de implantação do serviço 646 consultas foram realizadas e 907 teleconsultas estão agendadas para ocorrerem no decorrer dos próximos dias. 

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios (Foto: Divulgação / Sesapi)“Percebemos o quão efetiva foi a receptividade da população para este serviço, no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, que está recebendo um atendimento especializado mais próximo de casa. Com isso, realizamos esta solicitação para o ministério e ao Conass para que possamos ampliar para os outros 10 territórios de saúde do Piauí”, explica o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

As equipes de saúde vêm oferecendo serviços consistentes de alta qualidade, resolubilidade e segurança na operação das unidades de saúde da localidade, além do aumento na segurança assistencial com benefício para o paciente através da redução no tempo de espera para atendimento e otimização na jornada do cuidado aumentado da efetividade operacional. 

“Queremos proporcionar este serviço a mais piauienses, pois já está comprovado que o atendimento remoto, com um quantitativo maior de especialistas, que realizam consultas simultaneamente, independentemente do espaço físico disponível na unidade de saúde, tem sua capacidade  produtiva aumentada exponencialmente, e beneficiando mais pessoas que não precisam se deslocar até a capital para ter acesso a uma consulta com especialista, além de ajudar a desafogar nossa fila de espera”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

TELENORDESTE

As consultas de telemedicina são uma parceria entre a Sesapi e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), através do projeto TeleNordeste, que está atuando diretamente na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às condições crônicas, culminando no oferecimento de teleconsultorias por especialistas dos hospitais. 

“O Projeto Consulta Triangulada, que acontece entre o médico da atenção primária, o paciente e o especialista, está implantado no Piauí há três meses, tendo a cidade de Floriano como pólo. Para este serviço, o médico dentro do Piauí, se comunica on line com especialistas de diversas áreas, sendo o hospital de referência do Piauí, a Beneficência Portuguesa, em São Paulo. E quando o paciente precisa de uma consulta com um especialista, o atendimento é agendado”, destaca Herlon Guimarães. 

Sesapi pretende ampliar os serviços de telemedicina nos municípios (Foto: Divulgação / Sesapi)As especialidades ofertadas pela Sesapi, através do TeleNordeste são: Cuidados paliativos, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Neurologia (adulto e pediátrica), Psiquiatria (adulto e pediátrica), Pneumologia e Reumatologia.

“Estamos levando, por meio da tecnologia, áreas da medicina, que antes era difícil de encontrar um profissional para atender no interior, para mais perto da população. Hoje, conseguimos que o médico em uma Unidade Básica de Saúde faça um atendimento cardiológico, dermatológico, dentre outras especialidades, como neurologia pediátrica, e isso nos ajuda a diminuir nossa fila da regulação. E, ao longo desses três meses de implantação, já conseguimos diminuir o tempo de espera por consultas especializadas”, ressalta o secretário, Neris Júnior.

Veja Também
Tópicos