Cuidado: Conheça o novo golpe que frauda cartão de crédito por aproximação

É importante ressaltar que a culpa não se trata dos estabelecimentos, mas sim de criminosos que infectaram a maquininha com um vírus.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo golpe de cartão de crédito está sendo praticado por uma quadrilha no Brasil. O ataque pode ser notado pelo aparecimento de um erro ao tentar pagar com aproximação e a necessidade de se inserir o cartão e a senha para fazer a transação.

De acordo com a Kaspersky Brasil, empresa de segurança digital que denunciou a prática, este é o primeiro grupo brasileiro a conseguir realizar fraudes com esta tecnologia. É importante ressaltar que a culpa não se trata dos estabelecimentos, mas sim de criminosos que infectaram a maquininha com um vírus.

Cuidado: Conheça o novo golpe que frauda cartão de crédito por aproximação (Foto: Divulgação)

Como funciona o golpe

Criminosos, se passando por funcionários das empresas responsáveis pelas máquinas de cartão de crédito e débito, chegam ao estabelecimento e dizem que precisam realizar uma manutenção nos dispositivos. Nesse momento, a quadrilha instala um vírus na máquina.

Os aparelhos, infectados, impedem o pagamento por aproximação, seja via celular ou cartão físico, e apresentam uma mensagem de erro pedindo para que o pagamento seja feito pela inserção do cartão. Neste momento, os dados da vítima são capturados e enviados para a quadrilha. A partir disso, os fraudadores realizam cobranças indevidas no cartão da vítima.

Criminosos mostram sofisticação

Ainda segundo os analistas da Kaspersky, os criminosos mostram sofisticação ao não atacar todos os alvos. A quadrilha faria uma análise para ver se a vítima vale a pena ser roubada. Para isso, eles teriam criado regras de acordo com o segmento em que o consumidor lesado de encaixa, buscando sempre aqueles com saldos e limites mais altos.

A empresa de segurança digital ainda informou que o uso desse vírus foi detectado na América Latina desde 2014, porém as “as modificações mais recentes foram detectadas apenas no Brasil, mas poderão ser disseminadas para outros países e regiões”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES