Pesquisadores criam robô Homem-Aranha

A novidade é que o novo dispositivo é capaz de se prender em superfícies irregulares graças a uma nova tecnologia de sucção

Robô | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, desenvolveram um equipamento que permite escalar paredes igual ao Homem-Aranha. A novidade é que o novo dispositivo é capaz de se prender em superfícies irregulares graças a uma nova tecnologia de sucção. Os modelos atuais de ventosas só conseguem se prender em locais lisos, como vidro, mármore ou outra superfície intacta. A notícia está no site Olhar Digital.

Segundo a dupla, o grande problema é o vazamento de vácuo, que faz com que a sucção falhe. Para evitar isso, eles criaram o “método ZPD”. O equipamento utiliza jatos de água em direção às bordas das ventosas do dispositivo, mantendo uma vedação uniforme no meio.

Além de resolver o problema do vazamento de vácuo, o novo equipamento é mais econômico que os que utilizam a tecnologia normal. “Uma unidade de sucção ZPD de 0,8 kg gerou uma força superior a 245 N em superfícies rugosas com um consumo de energia inferior a 400 W”, segundo os pesquisadores, acrescentando que “uma unidade tradicional do mesmo tamanho precisaria de uma bomba de vácuo consumindo vários kW e pesando dezenas de quilos para gerar força de sucção semelhante”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES