Tentativa de lançamento de foguete no Maranhão deve ocorrer nesta quarta

O lançamento depende das condições meteorológicas da região e tem entre os dias 7 e 21 de março para ocorrer.

Foguete sul-coreano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (8). Pelo menos é a previsão, uma vez que o lançamento depende das condições meteorológicas da região. A informação foi confirmada pela empresa nesta terça-feira (7).

"A INNOSPACE estabelece nova janela de lançamento de 7 a 21 de março (BRT) para seu voo de teste em solo brasileiro. A data e hora do lançamento serão decididas em consideração às condições meteorológicas", informou a empresa em seu perfil nas redes sociais. 

A última tentativa ocorreu ainda em dezembro do ano passado, mas uma questão de ordem técnica impediu a realização do lançamento do foguete. O primeiro teste vertical do foguete foi bem sucedido e será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

Foguete sul-coreano deve ser lançado da base de Alcântara (MA) nesta quarta-feira (8) | FOTO: Reprodução/Innospace

A operação foi batizada de 'Astrolábio' e é uma parceria com a empresa sul-coreana Innospace, contando com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O envio do HANBIT-TL ao espaço gera bastante expectativas, já que deve marcar um novo momento no Programa Espacial Brasileiro, após o desastre que matou 21 profissionais civis no CLA, que completará 20 anos em agosto.

Sobre o foguete

O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa Innospace, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (Sisnav), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o qual faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

De acordo com a FAB, essa missão promove o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do Sisnav e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.

Foguete deve ser lançado até o dia 21 de março | FOTO: Reprodução/redes sociais/Innospace

Previsão de novos lançamentos no futuro

O lançamento no CLA, localizado no município de Alcântara, a 30 km de São Luís, foi possível em razão de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) feito pelo Governo Federal, em 2019.

Após a assinatura do documento, a AEB lançou um edital para atrair o interesse de empresas privadas na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Quatro empresas foram habilitadas, dentre elas, a sul-coreana Innospace.

O acordo contém cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros. Pelo acordo, os Estados Unidos poderão lançar satélites e foguetes do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.

O acordo determina que o conhecimento sobre a tecnologia da carga útil presente no foguete, que foi desenvolvida pelo Brasil, não seja acessível a países estrangeiros.

A mesma proteção acontece com a tecnologia usada na construção do foguete, desenvolvido pela Coreia do Sul, ou seja, os dados coletados durante o lançamento do HANBIT-TLV estarão disponíveis somente à Innospace.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES