TJPI conquista posição Ouro no eixo Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013

TJPI conquista posição Ouro no eixo Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) avançou 10 posições no eixo Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ de Qualidade, saindo do 17º lugar em 2021, para o 7º lugar entre os tribunais estaduais em 2022, com 620 dos 755 pontos totais, conquistando posição Ouro no eixo.

Alinhado às diretrizes de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e à Proteção de Dados, que promovem uma governança mais célere, segura e tecnológica, neste ano o Tribunal piauiense consolidou-se como uma T.I. aprimorada. De acordo com o índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), o TJPI cresceu de 36,00% para 71,29% de conformidade na série histórica 2016-2022.

TJPI conquista posição Ouro no eixo Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ de Qualidade - Foto: Ascom

“É uma grande satisfação para o nosso Tribunal obter a pontuação de 82,12% no eixo Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ de Qualidade. Uma grande conquista para o nosso jurisdicionado. Sabermos que todos os tribunais participam da premiação, incluindo os Tribunais Superiores, de Justiça, Regionais Federais, do Trabalho, Eleitorais e de Justiça Militar, e termos o nosso TJPI em 7º lugar no ranking entre 27 Tribunais estaduais no eixo é um reconhecimento de grande valia”, declara o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira.

Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPI, Agnaldo Almendra, a conquista do ouro no eixo Dados e Tecnologia é resultado de uma gestão bastante engajada com todos os colaboradores da STIC, rumo a um processo consolidado de maturidade de governança de TIC.

“Esse ano desenvolvemos um trabalho que, assim como no ano anterior, priorizou a modernização e a inovação entre as ações da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação-STIC e do Laboratório de Inovações, hoje unidades organizacionais vitais para o judiciário piauiense. Desenvolvemos diversos painéis de informação, projetos na área de segurança da informação, capacitação, renovação dos equipamentos de informática das unidades judiciárias, sistemas de suporte à gestão de gabinetes, assim como pleno suporte à migração de todos os processos físicos e eletrônicos para um único sistema – o PJe – culminando com a implantação no TJPI da Plataforma Digital do Poder Judiciário- PDPJ-Br e dos serviços da Justiça 4.0, promovendo de forma radical a transformação digital no TJPI. Essas ações facilitam o acesso à Justiça e intensificam a celeridade processual”, explica o secretário.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPI destaca também a contribuição da tecnologia da informação na transparência e conquista do Selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade: “Fizemos um forte trabalho de saneamento de dados para alimentação do DATAJUD/CNJ, feito pelas equipes de TI, fato primordial para obtenção da premiação Prata do Prêmio CNJ de Qualidade. É uma premiação que, além de nos honrar, esperamos superar nos anos seguintes, rumo a um serviço de TIC de excelência”, pontua.

PRÊMIO CNJ DE QUALIDADE

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia.

Na premiação, além de utilizar uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados, os tribunais são classificados em três categorias: Diamante, Ouro e Prata. O tribunal que atinge maior a pontuação entre todos os 90 tribunais é congratulado com o Prêmio Excelência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES