TRISCA traz à Teresina a performance brincante 'Cabeção pelo mundo'

Filha de Antonio Nóbrega, Maria Eugenia Tita apresenta seu personagem lúdico, partindo de ritmos brasileiros e da cultura popular

Maria Eugenia carrega no sangue uma história afetiva | Silvia Machado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisadora Maria Eugenia Tita, desembarca pela primeira vez em Teresina no dia 9 de dezembro e traz a riqueza da cultura popular na programação do Festival de arte com criança TRISCA #4 - Aventuras de ficar vivo!

Maria Eugenia carrega no sangue uma história afetiva com as danças populares brasileiras. Desde criança participa de espetáculos artísticos com os pais, Rosane Almeida e Antonio Nóbrega. Os dois são premiados por performances e projetos por todo o Brasil. Nos anos 90, a família fundou o Instituto Brincante, em São Paulo, no qual Tita compõe a equipe pedagógica.

A tradição popular que Maria Eugênia, filha de Antonio Nóbrega traz no sangue - Silvia Machado

Frevo pernambucano

Cabeção pelo mundo é uma performance criada por ela em 2019 - embora o personagem tenha nascido em 2005, para celebrar o centenário do frevo pernambucano. Nela, partindo dos passos dos ritmos brasileiros, a figura faz um convite lúdico para a graça e para a dança, envolvendo público e espectadores em uma experiência com o corpo e com a música.

“Conhecemos o Cabeção em uma de nossas viagens e pesquisas e achamos que ele tem tudo a ver com o TRISCA”, comenta Layane Holanda, diretora e curadora do festival. 

O personagem traz a riqueza e alegria da cultura popular - reprodução internet

“A ideia de brincante é muito forte na cultura popular e traz o que há de mais ancestral sobre a infância, que é o brincar”, completa.

Na sexta-feira, 9, o Cabeção vai ao Parque da Cidadania, a partir das 17 horas, abrindo a programação do TRISCA#4 em um convite animado para a arte do brincar. No sábado, 10, com o festival acontecendo em colab com a Feirinha Verde The, Maria Eugenia apresentará sua performance às 17h na Praça Desembargador Manoel Belizário, no bairro Ininga.

Programação

A programação do TRISCA#4 terá ainda apresentações de projetos selecionados em uma convocatória e oficinas com e para crianças. É de graça, é na praça, é para todas as idades! Siga nas redes para ver mais sobre a programação (@festivaltrisca)

O festival é realizado pela Canteiro, produtora que pensa ideias e ações culturais entre infâncias e velhices e tem direção e curadoria das artistas piauienses Layane Holanda e Soraya Portela. A edição #4 conta com patrocínio da Equatorial Piauí, através do Sistema de Incentivo à Cultura do Piauí (Siec / SECULT-PI) e do Governo do Estado.

TRISCA#4 Festival de arte com criança - Aventuras de ficar vivo!

Quando?

9, 10 e 11 de dezembro

Onde?

Sexta - Parque da Cidadania (Centro) / 17h

Sábado - Praça Desembargador Manoel Belizário (Ininga) / 16h às 20h

Domingo - Comunidade (Grande Dirceu)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES