Vacinação contra Poliomielite continua para atender meta no Piauí

Dos 224 municípios, apenas 88 atingiram o objetivo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil, que encerrou no final de agosto, a dose ainda pode ser solicitada nos postos de saúde de todo o país, agora como vacina de rotina. A meta não foi alcançada no Piauí e tampouco na capital. Dos 224 municípios, apenas 88 atingiram o objetivo.

Os dados do DataSus indicam que o Piauí conseguiu vacinar 88,82% das crianças e em Teresina, a cobertura vacinal registrou 85,76% do público-alvo, ou seja, bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Além do Piauí, dos 26 estados e Distrito Federal, onze não conseguiram bater a meta, como os estados de São Paulo, Pará e Bahia e a recomendação do Ministério da Saúde feita às regionais estaduais e municipais, que não atingiram a meta, é continuar com a vacinação de rotina oferecida durante todo o ano nos 36 mil postos de espalhados pelo país.

De acordo com Jurema Chaves, as crianças que não receberam a dose da vacina ainda podem ser imunizadas. “Os pais ou responsáveis que não levaram seus filhos para vacinar, ainda dá para imunizar. É só se dirigir às salas de vacina do estado, para atualizar o calendário vacinal da criança”, orienta.

Jurema Chaves esclarece ainda que apesar dos registros do DataSus, a meta de vacinação contra poliomielite foi alcançada, porém nem todas as doses foram registradas no sistema.

“As vacinas foram distribuídas em tempo hábil e todas as reuniões de mobilização foram realizadas. O que aconteceu para o sistema apontar abaixo da meta foi a falta de registros por parte dos profissionais que estão vacinando”, explica.

Para Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde, as crianças que não foram imunizadas durante a campanha não terão os dados registrados no sistema do Ministério da Saúde. Além disso, ressaltou que é de suma importância que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos.

“O que chama atenção é a deficiência da cobertura tanto das campanhas quanto das vacinas de rotinas. Alertamos aos pais que não levaram seus filhos para vacinar, que o faça, pois é uma questão de cidadania. Até porque não estamos totalmente imunes de casos de paralisia infantil, já que tem ocorrido em 15 países da África e Ásia”, destaca.

O esquema vacinal contra a poliomielite envolve quatro doses, que devem ser aplicadas aos dois meses, quatro meses e seis meses de idade e mais reforços aos 15 meses e aos quatro anos. A criança deve ainda comparecer aos postos de saúde, durante campanha anual, até completar cinco anos de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES