Filho de piloto passou informações sobre avião de médico para criminosos

O delegado informou que Mykhell Make Abreu era uma pessoa de confiança do médico, tanto que ele foi junto com o pai buscar a aeronave no Mato Grosso.

Filho de piloto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investigações da Polícia Civil do Piauí apontam que o filho do piloto do avião do médico Jacinto Lay Chaves, um homem identificado como Mykhell Make Abreu Pereira, foi um dos principais responsáveis por conceder informações privilegiadas para o roubo do monomotor no Clube Ultraleve do Piauí (CULP), localizado na zona leste de Teresina.

Na manhã desta quinta-feira (16), Mykhell Make e outras 16 pessoas foram presas durante a operação Cessna da Polícia Civil do Piauí por suspeita de participação no roubo do ultraleve no dia 14 de janeiro deste ano. A aeronave seria usada para tráfico internacional de drogas.

Mykhell Make Abreu Pereira é apontado como quem passou as informações para os criminosos - Foto: Reprodução

Segundo o delegado Charles Pessoa, responsável pelo Draco, não foi identificado nenhum envolvimento do piloto no crime. "O foco foi o filho do piloto, o piloto nós não identificamos nenhum envolvimento com o crime, mas infelizmente identificamos o filho e a esposa do filho, a nora desse piloto. Eles dois, principalmente ele, foi o principal responsável por repassar todas essas informações. Nós identificamos inclusive na investigação que a princípio a aeronave que seria roubada não seria essa daqui de Teresina, seria uma aeronave de Alagoas, mas como eles conseguiram cooptar essas pessoas inclusive o filho que tinha essas informações privilegiadas, eles mudaram de ideia e decidiram cometer esse crime aqui em Teresina", declarou.

O delegado informou ainda que Mykhell Make Abreu era uma pessoa de confiança do médico e de seus familiares, e chegou a ir junto com o pai buscar a aeronave no Mato Grosso. No organograma elaborado pela polícia, Mykhell aparece como responsável por compartilhar informações privilegiadas sobre a rotina do Clube Ultraleve do Piauí (CULP)sobre as condições de aeronavegabilidade do avião para os demais criminosos.

"Ele era essa pessoa do convívio familiar, inclusive, ele foi junto com o pai buscar a aeronave lá no Mato Grosso, o que foi arcado pelo próprio empresário, só para monstrar a ligação que ele tinha. Ele já tinha feito curso para pilotar, eu não tenho a informação se ele teria ou não habilitação", disse Charles Pessoa.

O delegado geral da Polícia Civil, Lucy Keyko, revelou que o grupo criminoso tinha ligação com membros do narcotráfico boliviano e que a aeronave tinha como principal destinação o tráfico internacional de drogas. "Conseguimos interceptar a ação de criminosos que iriam contribuir para o narcotráfico boliviano. Durante a investigação, conseguimos descobrir uma organização criminosa envolvida com roubo de carga no Piauí, Ceará e Maranhão e roubo de placas solares na região do Médio Parnaíba. Conseguimos prender 22 pessoas, incluindo indivíduos com extensa ficha criminal, a exemplo Demetrios Gomes, além da prisão relevante do filho do piloto. 

Lucy Keyko frisou que as investigações continuam para esclarecer a participação de todos os envolvidos no roubo.

Foto: Raissa Morais

OPERAÇÃO

Até agora, dos 22 mandados de prisão emitidos apenas 17 deles foram cumpridos. Além das ordens de prisão, também foram concedidos pela Justiça 31 mandados de busca e apreensão.

Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação na capital são investigados pela execução do roubo, pelo uso de armas de fogo pesadas e por ter mantido o vigia e a família dele refém durante a ação criminosa.

No estado vizinho, Maranhão, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Delegado Charles Pessoa (Foto: Raissa Morais)

No estado do Pernambuco, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor do acusado de ter alugado o veículo utilizado na ação criminosa.

Em Mato Grosso, foi cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Apurou-se que a aeronave roubada teria como destino final a Bolívia. Frisa-se que aeronave foi recuperada no dia 22/01/2023 após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara/MT.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES