Líder da facção “Bonde dos 40” é preso em sítio no Piauí

“Neto Camelo” era procurado pelas Polícias do Piauí e Maranhão e considerado um foragido perigoso

preso | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagrou nesta quinta-feira (11), a Operação Deserto, que resultou na prisão de um dos líderes da organização criminosa denominada “Bonde dos 40”, identificado como José Moura de Camelo Neto, vulgo “Neto Camelo”. 

A ação policial ocorreu nas primeiras horas da manhã de hoje em um sítio entre as cidades de União e Miguel Alves, a 117 km de Teresina, na região Norte do Piauí.

José Moura é acusado de ser um dos líderes da organização criminosa - Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí

Segundo o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, essa é uma prisão considerada importante pela polícia, devido o faccionado ser considerado um dos cabeças da organização criminosa. 

"Esse é um indivíduo bastante conhecido no meio policial. Há muitos anos ele pratica crimes violentos, com histórico criminal vasto no Piauí e também no Maranhão. Esse indivíduo está hoje na liderança da facção Bonde dos 40 no Piauí e se encontrava foragido do sistema prisional do Maranhão, tanto que foi encontrado em posse de três armas de fogo, mostrando o grau de periculosidade que ele tem e a liderança que possui com os demais faccionados. O caminho a partir de agora é jogar duro contra essas facções, prendendo tanto os líderes como os que compõem essas facções criminosas", declarou.

Polícia encontrou armas, munições e droga em sítio onde o acusado foi preso - Foto: Matheus Oliveira/Meio Norte

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, o preso é um dos criminosos mais procurados pelas policiais do Piauí e Maranhão e ocupa uma posição de alto escalão na facção. 

"Desde dezembro ele estava foragido do sistema prisional do Maranhão, ele é líder de uma facção criminosa e desde então várias unidades de polícia vinha investigando o paradeiro dele e conseguimos nos últimos dias a informação que ele estava morando na zona rural de Miguel Alves, que era usado como ponto de apoio para encontros com outros criminosos e conseguimos um mandado de busca e apreensão junto a comarca de Miguel Rosa e hoje conseguimos fazer um cerco e efetuamos a prisão", disse.

Ainda conforme o delegado, na casa principal onde o suspeito foi preso, foram encontradas três armas, munição, droga e apreendida uma caminhonete S-10. "Ele é envolvido com o crime de roubo, tráfico de drogas e comando de homicídios", acrescentou.

O preso é apontado como liderança da organização criminosa com atuação nos dois estados e possui um longo histórico criminal.  Ele já tem várias passagens pela Polícia pelo crime de tráfico de drogas e participação em outros crimes como homicídio e assaltos.

Operação contou com equipes do Greco, Bope e Core - Foto: Matheus Oliveira/Meio Norte

O capitão do Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar (Bope), Francílio Alves, revelou que foi montado um esquema especial para realizar a prisão do acusado. 

"Em posse das informações repassadas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública e do greco, nós fizemos um planejamento para essa incursão já que nós tínhamos a localização do sítio, que era cercado e uma área de mata, e também devido a periculosidade do indivíduo que ia ser abordado, nós tivemos o cuidado de impulsionar pela retaguarda do sítio, fazer todo o cerco e na edificação principal, foi feito o adentramento e tivemos o sucesso na prisão que estava com duas pistolas, inclusive ao alcance da sua mão quando ele foi rendido pela PM, em ação conjunta com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core)", informou.

Caminhonete modelo S10 foi apreendida em posse do suspeito em sítio na zona rural de Miguel Alves - Foto: Matheus Oliveira

Material apreendido em posse do suspeito - Foto: Matheus Oliveira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES