Alepi aprova Orçamento 2023 de R$ 15,7 bilhões e inicia recesso legislativo

Agora, a matéria segue para sanção do Governador do Estado.

Orçamento é aprovado | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após entendimento entre os Poderes Executivo e Judiciário para suspensão de processo dívida bilionária no Supremo Tribunal Federal, o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2023 foi aprovado por unanimidade em 1ª, 2ª e 3ª votações nesta terça-feira, 10, pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. O valor aprovado foi de R$ 15,7 bilhões. 

O Projeto de Lei recebeu seis emendas, incluindo uma apresentada pelo relator que prevê um incremento de R $41,9 milhões destinados aos Poderes estaduais visando o atendimento das despesas deste ano. Agora, a matéria segue agora para sanção do Governador do Estado.

O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva, diz que com as indicações de Zé Santana para Agespisa, Antônio Torres para Agrespi e de Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado, além de duas mensagens do Executivo e a aprovação do orçamento realizadas nesta terça, a Casa cumpre todas as metas e dará início ao recesso.

A respeito do orçamento, ele disse que a votação volta à normalidade dos fatos. “Tínhamos aquela ação judicial que quebrava o orçamento pela metade e teríamos todas as políticas públicas comprometidas e havendo a negociação como ocorreu entre os Poderes Judiciário e Executivo, estabelecemos toda a programação financeira principalmente para o desenvolvimento das políticas públicas que terão seus recursos preservados”, disse, enfatizando que as prioridades do orçamento é saúde, segurança e educação.

Franzé diz que exoneração de comissionados é fato comum em qualquer poder (Thiago Amaral)Sobre a exoneração dos servidores comissionados da Alepi, ele disse que isso é fato comum em qualquer poder. “Iniciando uma gestão acontece a exoneração e depois a reorganização administrativa”, disse Franzé.

Mensagens do Governo

Na mesma sessão plenária, foi aprovado a Mensagem nº 1 do Governo do Estado que altera a Lei nº 7884 de 09 de dezembro de 2022. A matéria, que muda a nomenclatura da Superintendência de Relações Sociais para Secretaria das Relações Sociais, foi aprovada por unanimidade e segue para votação no Plenário da Casa.

Foi aprovado também o Projeto de Lei de autoria do deputado Fábio Novo (PT) que reconhece de utilidade pública a Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão.

Ao final da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT) informou que, com a votação do orçamento, a Casa Legislativa entre de recesso a partir desta terça-feira (10).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES