Alepi aprova proposta sobre ICMS em operações com combustíveis e gás

Enquanto durar o convênio ICMS 199/22, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, o “imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade“

Alepi aprova proposta sobre ICMS em operações com combustíveis e gás | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), aprovou proposta do Executivo estadual que fixa valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ser aplicado nas operações com combustíveis e gás. Os votos contrários foram dos deputados Júlio Arcoverde (PP), Gustavo Neiva (PP) e Marden Menezes (PP).

A proposição diz que, enquanto durar o convênio ICMS 199/22, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, o “imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, nas operações, ainda que iniciadas no exterior, com diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), inclusive derivado do gás natural (GLGN)”.

Alepi aprova proposta sobre ICMS em operações com combustíveis e gás - Foto: Alepi

Os valores fixados são de R$ 0,9456 para diesel e biodiesel e de R$ 1,2571 para o GLP e GLGN. O projeto de lei esclarece que as alíquotas são fixadas em quilograma para o gás e em litro para os combustíveis.

Na sessão plenária desta manhã, diversas matérias também foram votadas e aprovadas. Para o Tribunal de Justiça (TJ-PI), foram consentidas a alteração do plano de carreiras e remuneração dos servidores, o reajuste do valor do subsídio dos servidores efetivos, ativos e inativos, a extinção de 168 cargos em comissão de Assistente de Magistrado, referência CC/04, e a criação de 168 em comissão de Assessor de Magistrado, referência CC/03, o reajuste sobre os atuais valores das gratificações pelo exercício de cargos em comissão e de funções de confiança, a alteração da redação dos artigos 35 e 36 da Lei Complementar 230/2017 do Piauí e criação o nível 7A para a carreira de analista judiciário.

Do deputado Fábio Novo (PT), foram aprovadas a concessão de Utilidade Pública para a Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão, assim como os Títulos de Cidadania para Daisy Satomi Ykeda, Gisella Maria Serafim e Gilberto Costa Cardoso. Teresa Britto (PV) e Gessivaldo Isaías (Republicanos) também tiveram pedidos de cidadania aprovados, respectivamente para o padre Cláudio Lopes de Souza e Felipe Sarmento Cordeiro.

Ainda na plenária, entre as diversas matérias aprovadas, estão a criação do Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita, a prioridade de atendimento para emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho (CTPS) às mulheres vítimas de violência doméstica e a prioridade aos procedimentos investigatórios que tenham relação com crimes dolosos (tentados ou consumados) e culposos praticados contra crianças e adolescentes e que resultem em morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES