Chico Lucas diz que Reforma não amplia despesas e reduz estrutura no Piauí

De acordo com o coordenador de transição, a minirreforma segue o que foi preconizado no Programa de Governo, o qual contou com a participação de mais de mil personalidades na sua elaboração.

Chico Lucas diz que Reforma não amplia despesas e reduz estrutura no Piauí | Tauany Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Futuro secretário de Segurança e coordenador da transição, Chico Lucas concedeu entrevista nesta terça-feira, 22 de novembro, ao Jornal Agora, na Rede Meio Norte; na ocasião, ele comentou sobre os ajustes administrativos em curso, anunciados pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT), e que passarão pela Assembleia Legislativa. O gestor indicou que o foco está direcionado no ganho de eficiência sem aumento nas despesas. "A grande preocupação da Reforma é não haver aumento de despesa. Tudo isso pra melhorar a prestação de serviço e diminuir dentro do possível as despesas com a redução de estruturas". 

Chico Lucas pontuou que a última lei que alterou a estrutura dos órgãos estaduais é datada de 2003, assim, ele sinaliza o desejo de se dar 'racionalidade ao Sistema'. "Primeiro só um esclarecimento, não foi comunicado ainda não, ele apenas anunciou quais as linhas de Reforma Administrativa, o Governo tem uma série de atribuições que divide os órgãos, o que nós queremos mais uma vez é dar racionalidade ao Sistema. Do jeito que está a Emater ela precisava ser repensada, a Emater vira SADA e a ADAPI fica vinculada a essa Secretaria". 

Leia Mais

As discussões têm sido centradas em comissões, que visam, inclusive dar todo o escopo jurídico e legal para as adequações. "A gente criou uma comissão de administração, orçamento, articulação política e transformação digital. A Comissão de Administração vai discutir todos os aspectos, para sistematizar e melhorar o serviço para população". 

Chico Lucas em entrevista ao Agora (Foto: Tauany Oliveira)

De acordo com o coordenador de transição, a minirreforma segue o que foi preconizado no Programa de Governo, o qual contou com a participação de mais de mil personalidades na sua elaboração. Chico Lucas frisa que Rafael levou 'a sério' a construção das propostas

"Durante a campanha tem uma coisa que nos deixava um pouco impressionada, o governador eleito discutiu o programa de Governo, ele levou a sério o programa de Governo, o que ele anunciou é o que foi construído no programa de Governo". 

O futuro secretário ainda explicou a importância direcionada a determinados órgãos na Reforma Administrativa, como a Investe Piauí, que concentrará as ações de fomento ao investimento em solo local. "Nós tivemos ontem a primeira exportação da ZPE, isso por conta do trabalho da Investe Piauí, assim todas as ações de desenvolvimento econômico ficarão concentradas na Investe Piauí, tudo vem para racionalizar, diminuir a estrutura do Estado e melhorar a eficiência dos serviços". 

Escolha para o Comando das Polícias

Com a permanência do Coronel Scheiwann Lopes no comando da Polícia Militar, Chico Lucas explicou a escolha, destacando que ele está no posto há somente sete meses e já vem demonstrando um bom trabalho. "Venho discutindo muito e é um problema sério, a segurança pública hoje é um dos maiores problemas do Estado, e o governador Rafael nos deu essa missão, e resolvemos manter o comandante Scheiwann, porque ele está há apenas 7 meses no Comando, e já desenvolvendo um bom trabalho".

Quanto ao comando da Polícia Civil, Chico Lucas sinalizou que tem discutindo com os delegados, citando três nomes: Lucy Keiko, Jetan Pinheiro e Matheus Zanatta. "Tô discutindo com vários delegados, em especial com o Delegado Geral Lucy Keiko, assim como delegados jovens como Jetan, o Zanatta, eu digo que esses três estarão na minha equipe, só não sei em qual posição". 

Chico Lucas em entrevista ao Jogo do Poder (Foto: Tauany Oliveira)

O futuro secretário de Segurança ainda frisou que após o retorno de Rafael Fonteles ao Piauí deixará a transição, cuidando apenas das trativas relativas à área. "Depois que o Rafael voltar da viagem, vou me debruçar única e exclusivamente para a Segurança Pública. Tudo com muita cautela, até porque temos uma governadora até o dia 31". 

No que se refere às prioridades da gestão, o futuro secretário frisou que o Governo Rafael terá como prioridade o social, mas focando também no desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda. "Queremos uma transição serena, estamos fazendo uma transição muito mais pensando no Planejamento nos próximos quatro anos. A preocupação social vai ser de fato a marca do Governo, com a geração de emprego e renda. Ela vai cuidar dessa parte tão importante, estratégica. É um povo que era invisível, tanto que nos últimos anos no Governo Bolsonaro eles sofreram muito, e aqui vamos ampliar essa atenção". 

Cada Secretaria será monitorada

O coordenador de transição confirmou que o governador eleito Rafael Fonteles irá monitorar o trabalho de todos os secretários, cobrando o cumprimento das metas estabelecidas. 

"Ele vai monitorar cada Secretaria se está cumprindo ou não o Plano de Governo. Todo mundo trabalha com alguma meta e algum objetivo, e o setor público também tem seus objetivos, que é a qualidade, essa marca que queremos deixar: que o serviço público funcione para todos, indistintivamente". 

"Prefeiturinha"

Sobre a criação de uma Coordenadoria Metropolitana que englobará Teresina e Parnaíba, Chico Lucas negou qualquer conflito com a função das Prefeituras, frisando que as estruturas funcionarão como agregadoras ao trabalho, citando por exemplo a questão do transporte entre os municípios da região metropolitana das cidades abarcadas. "Na verdade eu vejo uma estrutura que vai dialogar com as Prefeituras, então existem problemas que eles atravessam o limite dos municípios: vou citar um, o transporte. Precisamos ter um órgão que articule essas ações, vai ajudar a articular a questão da mobilidade urbana, do saneamento, do lixo, questões que perpassam os municípios; eu vejo ela como uma forte parceira dos municípios. Ele vai discutir com a base, vai tratar republicanamente todos". 

Em relação a indicação para a Coordenadoria, o coordenador disse que Rafael Fonteles dialogará com os aliados. "Vai escutar, vai discutir, debater, essa decisão é entre os políticos, os eleitos, estão aqui mais como técnico. A transição é tranquila, é mais discutir o Orçamento, a transformação digital e ele quer discutir isso rápido". 

Cotado para concorrer a Prefeitura de Teresina em 2024,  Chico Lucas frisou que Rafael pediu empenho máximo nas pastas, rechaçando a discussão sobre a disputa eleitoral. "Fico feliz do meu nome ser lembrado, eu disputei uma eleição de classe, e na conversa com o governador Rafael ele pediu o máximo compromisso com as pastas", complementou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES