Deputados tomam posse na Alepi e fazem eleição para Mesa Diretora

Os 30 deputados estaduais eleitos e reeleitos em 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (1º)

Alepi | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 30 deputados estaduais eleitos e reeleitos em 2022 tomaram posse nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.  

Segundo o presidente da Casa, Deputado Franzé Silva, houve um acordo e o deputado afirmou que tem dialogado com os seus pares e uma das suas propostas é tornar a Assembleia mais próxima do povo, levando a Casa para os municípios através de sessões itinerantes.

Franzé também citou a modernização da Assembleia de forma a tornar mais confortável tanto para deputados quanto para imprensa e servidores. Ele também falou da realização de concurso para servidores e polícia legislativa da Casa.

Deputado Franzé Silva, presidente da Alepi - Foto: Raíssa Morais 

O governador Rafael Fonteles participou da solenidade e declarou que hoje é a festa dos representantes do povo em Teresina e em Brasília com os deputados federais e senadores. 

"Da nossa parte cabe buscar sempre a independência e harmonia entre poderes, sempre em prol dos piauienses e da melhoria da qualidade de vida", disse. 

Governador Rafael Fonteles (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

O governador citou cada deputado pela importância do Poder Legislativo. "São representantes eleitos pelo povo", disse. Ele reconhece a importância deste Poder e disse que desde muito novo aprendeu a respeitar a Casa e disse que a oposição cumpre o seu papel e faz com que haja um trabalho melhor para a população.

Governador Rafael Fonteles Foto: Tiago Amaral 

Ele disse que ouvirá o Legislativo e garantiu estar feliz com o consenso pela eleição de Franzé Silva e Severo Eulálio para presidência da Casa durante essa legislatura. 

"Estamos abertos para fiscalização dos deputados, da sociedade em geral e desejo que Deus ilumine o mandato de cada deputado", disse, anunciando que está de volta nesta quinta-feira, 2, para leitura da mensagem.

Após chamada nominal, os 30 deputados estaduais eleitos fizeram o juramento de posse. Na cerimônia, o deputado Marden Menezes fez a chamada nominal para assinatura do termo de posse.

Marden Menezes Foto: Tiago Amaral 

Estreante na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Jeová Alencar disse que a sua essência permanece a mesma, a diferença é que agora vai trabalhar para todo o Estado. 

“Primeiro, o sentimento é de alegria, gratidão a Deus, ao povo do Piauí e em especial ao povo de Teresina. Estamos mudando de Casa, novo mandato, mas a essência do Jeová permanece a mesma, dedicado, trabalhador. Agora vou trabalhar para todo o Estado e em especial pela minha cidade e principalmente por aqueles que mais precisam”, declarou.

Sobre uma possível disputa à Prefeitura de Teresina, Jeová afirmou: “Eu estou em três eleições consecutivas o mais votado de Teresina, eu fico feliz quando o nosso nome é citado, é lembrado, mas agora eu quero trabalhar e o futuro a Deus pertence”, despistou. 

O deputado afirmou que uma das suas prioridades será o transporte público.

“Eu já quero aprovar agora nosso primeiro requerimento, uma audiência pública para discutirmos o transporte municipal, é uma pauta importante que eu tenho batalhado desde a nossa pré-campanha de vereador e quero poder colaborar com o prefeito para ver se a gente consegue melhorar o transporte público e eu quero somar forças com ele, com a Strans com todos os envolvidos para que a gente possa melhorar a vida das pessoas que dependem do transporte”, disse. 

Deputado eleito Jeová Alencar - Foto: Raíssa Morais

O deputado eleito e também um dos estreantes na Assembleia Legislativa, Gil Carlos, afirmou que vai ocupar a Mesa Diretora e que vai trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do Piauí. 

“As minhas expectativas são as melhores, estou animado para somar aos demais 29 deputados e trabalhar e contribuir para que essa Casa de legislação consiga ser a mais efetiva possível. É uma casa bicentenária, são 188 anos de legislaturas e ficamos felizes e agradecidos ao povo por poder aqui me somar a esses demais e trabalhar bastante naturalmente. Aqui o nosso dever, o nosso papel é formular leis e revisões de emendas se forem necessárias. Essa é a casa mais próxima do povo, vamos trabalhar em conjunto e fazer o melhor para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse. 

Deputado eleito Gil Carlos também é um dos estreantes na Assembleia Legislativa - Foto: Raíssa Morais

O deputado eleito da oposição, Dr. Thales, do Progressistas, que também vai compor a mesa diretora, declarou que jamais vai trabalhar contra o Piauí, mas também irá fiscalizar e vigiar as ações. 

“A gente fica bastante emocionado em pela primeira vez assumir um cargo no Piauí como deputado estadual, um cargo que foi muito difícil principalmente para mim que não tenho histórias de familiares na política, eu devo isso ao povo do Piauí pelo meu trabalho, compromisso que me levou a uma votação expressiva, foram quase 58 mil votos e venho representar o Piauí também na Assembleia fazendo parte da mesa diretora. Eu jamais irei trabalhar contra o Piauí, o que eu tiver de bom, de benéfico pelo estado do Piauí o Dr. Thales será a favor, mas irei fiscalizar e vigiar e também propor melhorias ao poder executivo para que a gente possa desenvolver o Estado”, finalizou. 

Deputado Dr. Thales é da oposição e promete vigiar e fiscalizar as ações na Assembleia - Foto: Raíssa Morais

O deputado Severo Eulálio informou que a população pode esperar muito trabalho desse novo mandato na Assembleia Legislativa e que o seu foco será trabalhar pela população, garantindo assim melhorias de condições de vida para população. 

Severo informou ainda que está se preparando para o segundo biênio como presidente da Casa, acrescentando que há bom entendimento com deputado Franzé Silva e que primeiro vai esperar a sua gestão. 

“A base está unida e pronta para ajudar a execução do projeto do governo”, declarou.

Deputado Severo Eulálio disse estar se preparando para o 2º biênio - Foto: Raíssa Morais

O deputado Flávio Junior disse que está animado e vai para mais uma expectativa boa. 

“O cenário é favorável ao Piauí com alinhamento entre governos federal e estadual”, declarou. O parlamentar acredita que está fazendo o que o piauiense quer ao longo de 16 anos. 

Deputado Flávio Junior informou que está com uma boa expectativa - Foto: Raíssa Morais

A deputada Bárbara do Firmino afirmou que está com boas expectativas.  Ela  destacou que a saúde será um dos focos da sua atuação e que vai buscar fortalecimento dos hospitais e trabalhar para descentralizar os serviços de saúde, evitando que as pessoas venham para Teresina.

Barbára enfatizou que atuará na oposição, mas de forma responsável.

"Serei a favor da população piauiense , o que achar correto vou votar sim e o que considerar errado vou votar não é serei não favor de quem me elegeu e me deu seu voto", disse. 

Barbara do Firmino Foto: Raíssa Morais 

Ela acrescentou que esse momento é de gratidão por representar o Piauí. Sobre ter o nome citado para disputar a Prefeitura de Teresina, Bárbara revela ser ainda muito cedo, mas está conversando e alinhando os nomes do partido seja Joel Rodrigues, seja Silvio Mendes, seja Luciano Nunes.  "Estamos conversando para lançarmos um nome para Prefeitura de Teresina", pontuou.

Na solenidade, o deputado Fábio Novo falou em nome do PT e disse que o partido tinha 5 deputados na legislação passada e agora são 12. Ele fez um histórico dos deputados petistas que já passaram pela Casa, como Nazareno Fonteles, Francisca Trindade, Wellington Dias. 

O deputado falou que a bancada petista tem representantes de várias profissões.  "Uma bancada heterogênea e unida com médicos, advogados, jornalista, empresários, contador, fisioterapeuta, professores", afirmou.

Deputado Fábio Novo Foto: Tiago Amaral 

Fábio Novo falou ainda que do PT como partido que se preocupa com o bem-estar das pessoas e afirmou que o Partido levou universidades para os municípios piauienses. "Somos do lado que foi vitorioso, que tem projeto de desenvolvimento econômico e social", diz, enfatizando que o Governo vai manter o diálogo com todos para executar projeto de desenvolvimento.

O deputado Evaldo Gomes afirmou que o Piauí vive momento histórico e destacou os desafios que o estado tem para enfrentar e pontuou que está feliz pelo fato da Alepi ter o primeiro negro na presidência. Ele homenageou o vice-governador Themistocles Filho que muito fez pelo parlamento.

Deputado Evaldo Gomes Foto: Tiago Amaral 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES